Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Bandeiramento da Região de Carajás muda para laranja e bares e restaurantes podem funcionar até meia noite

Helder Barbalho - Governador do Pará

A partir desta sexta-feira (07), as regiões do Marajó Ocidental, do Xingu, de Carajás e do Araguaia, que seguiam em bandeiramento vermelho, avançam para a coloração laranja, considerada de risco médio. Por meio das suas redes sociais, o governador Helder Barbalho anunciou a alteração, nesta quinta-feira (06), e reforçou a evolução positiva percebida nas taxas de contaminação pela Covid-19 e de ocupação de leitos em todo o Estado.

“Eu queria trazer a boa notícia de que, em todo o Estado, há uma clara redução de pessoas infectadas, como também na pressão do sistema de saúde, na pressão de demandas de leitos nesse momento. E com um detalhe muito importante, mesmo que nós tenhamos reduzido a oferta, já mudando o perfil de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para outras enfermidades que precisam também da atenção do sistema, continua a redução no percentual de ocupação”, comemorou o chefe do Executivo.

O anúncio foi feito após a reunião do Comitê Técnico e Científico liderado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), na qual estiveram presentes o titular da Sespa, Rômulo Rodovalho, o reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Marcel Botelho, além de representantes dos demais órgãos integrantes.

 

De acordo com o governador do Pará, os dados levantados pelo Comitê apontaram, claramente, redução nas taxas de infecção pelo novo Coronavírus em todas as regiões de saúde do Estado, em comparação àquelas registradas uma semana atrás. No momento do pronunciamento, o percentual de ocupação de leitos clínicos exclusivos para o tratamento da doença era de 43,1% e o de UTI de 69,6%. No último dia 29 de abril, as taxas estavam em 47,5% e 74,2%, respectivamente.

“Portanto, nós estamos analisando semanalmente, analisando os dados do dia a dia também. É fundamental que nós possamos ter um processo gradativo de avanço e estratégia, que possam representar decisões consolidadas e repercutir positivamente no enfrentamento à pandemia. Com este cenário, estaremos mudando a coloração de bandeiramento das regiões que estavam em vermelho, com alto nível de contágio, e passando para o bandeiramento laranja”, acrescentou Helder Barbalho.

Além disto, continuam com o mesmo status, ou seja, com o mesmo bandeiramento, as regiões que já estavam em coloração laranja, que são: as Regiões Metropolitana I e II; o Marajó Oriental; o Baixo Tocantins; a região Nordeste; o Baixo Amazonas; e os municípios do Tapajós.

A alteração no bandeiramento irá constar no Decreto Estadual 800/2020, que será publicado com alterações na sexta-feira (07).

O que muda

As novas medidas permitem o funcionamento de restaurantes, lanchonetes, bares e estabelecimentos afins, desde que seja respeitada a lotação máxima de 50% da capacidade dos ambientes, e a venda de bebidas alcoólicas no período compreendido entre 6h e meia-noite. A apresentação de músicos ou artistas não pode ter número superior a seis pessoas.

Fica permitido também o funcionamento, sem a necessidade de agendamento individual, de academias de ginástica, clínicas de estética, salões de beleza, barbearias e estabelecimentos afins. Passam a ser autorizados esportes coletivos profissionais e amadores, o funcionamento de clubes recreativos e a abertura de praias, balneários e igarapés e similares, sem limite de dias e horários.

As lojas de conveniência, mercados e supermercados seguem funcionando normalmente, mas a venda de bebidas alcoólicas ficam proibida entre 0h e 6h.

Continuam proibidos

Segundo o Governo, apesar da flexibilização, segue proibido o funcionamento de boates, casas noturnas, casas de show, assim como a realização de shows e festas abertas ao público. Também continuam vetadas aglomerações, manifestações e reuniões com mais de 50 pessoas.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário