Proprietários e cooperadores de escolas e creches particulares bloquearam o acesso a Prefeitura Municipal de Parauapebas no início desta manhã de segunda-feira (29).
O motivo para tal ação, de acordo o grupo, é que não houve uma flexibilização por parte do governo municipal que permita a retomada das aulas. De acordo o novo decreto assinado pelo prefeito Darci Lermen que regem restrições e flexibilizações no que pese a pandemia do Covid-19, às aulas só deverão retornar nesta quinta-feira (1) de Abril.
O grupo planeja ser recebido pela administração municipal para que se alinhe uma conversa sobre a normativa do decreto. A esperança é que as aulas possam ser retomadas o mais rápido possível. “Não se trata apenas de prejuízos financeiros, a pauta aqui é mais extensa. Muitos pais trabalham na saúde, na área de mineração, atividades que não pararam em nenhum momento. São pessoas de fora que não têm parentes aqui e também não conseguiram encontrar ninguém para cuidar dos filhos. Os nossos clientes também estão sendo prejudicados com essa paralisação. Cumprimos todas as normativas de saúde na prevenção ao Covid-19, não podemos continuar parados”, enfatizou a proprietária de uma creche particular.
As instituições de ensino particular estão fechadas desde o início da última semana, quando o prefeito Darci Lermen decretou lockdown por meio de um decreto.