Neste final de semana, a Fundação Hemopa realizou mais uma campanha com voluntários e parceiros para coleta de bolsas de sangue. No sábado e domingo (17 e 18), os hemocentros sede (Belém) e de Santarém, além das unidades Castanhal, Altamira, Abaetetuba e Marabá, foram responsáveis por coletar mais de 500 bolsas de sangue. Serão beneficiados 2.016 pacientes que precisam constantemente de transfusões de sangue na rede hospitalar pública e privada do Estado.
Eliana Lopes é enfermeira e doadora recorrente, e destacou a importância de doar. “Enquanto pessoa e pessoa muito solidária, sou doadora de sangue há alguns anos e estou comparecendo aqui para fazer a soma nessa corrente, nesse elo de solidariedade, que a gente sabe que só quem ganha é o paciente”, disse a
Evamilton Dias, torneiro mecânico, doa sangue há mais de 10 anos e relembra que um dia já esteve na outra ponta do atendimento, como paciente. “Eu já precisei de sangue através de uma cirurgia. E percebi que é muito necessário e que as pessoas precisam também fazer sempre que puderem a sua doação”, enfatizou.
O funcionamento do serviço de coleta contou com campanhas tanto na capital quanto nas unidades destes municípios, que ajudaram a alavancar ainda mais o número de bolsas coletadas no mês que é marcado com a campanha Junho Vermelho, sobre a conscientização da importância da doação de sangue.
Serviço – A sede do Hemopa fica localizada na Tv. Padre Eutíquio, nº 2.109, no bairro Batista Campos, em Belém. Interessados em compor parceria com a Fundação Hemopa em prol da doação de sangue devem entrar em contato pelos telefones (91) 3224-5048 / 0800 280 8118, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h.
Critérios para doar sangue:
– Apresentar documento oficial, original com foto e assinatura;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres.
Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias entre cada dose, para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas. Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.