Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Pará lidera mais uma vez o ranking do Programa Luz para Todos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Até dezembro do ano passado, a Celpa ligou à rede de energia elétrica aproximadamente 16 mil famílias localizadas na zona rural do Estado. Só no mês de dezembro esse número chegou a cerca de 3.747 ligações.

Diante da importância do programa para as comunidades rurais, ribeirinhas, pequenos agricultores e indígenas, é feito um pesado investimento nas obras do programa em todas as regiões. Em 2013 foram aplicados R$ 52 milhões e já nos anos de 2014 e 2015 houve um significativo aumento de recurso na ordem de R$416 milhões. Estes investimentos possibilitaram a construção de 16.653 quilômetros de rede de energia em todas as localidades do Pará.


Neste cenário, alguns municípios são destaque no que diz respeito ao número de ligações a rede realizadas no ano passado. Bragança, por exemplo, localizada no Nordeste do Pará, foi contemplada com 1.172 ligações. Já em Belterra, foram 1.010 famílias beneficiadas. Em Pacajá também houve um número expressivo de ligações, foram 1.121. Desde o início da implantação do PLPT no Pará, o arquipélago do Marajó, por exemplo, também é destaque. Lá já ocorreram cerca de 11 mil ligações do Luz Para Todos em diversas comunidades dos 16 municípios que compõem a ilha.

Para o diretor da área de Distribuição da Celpa, Daniel Negreiros, o Pará liderar o ranking nacional pela segunda vez consecutiva é um grande sinal de progresso. “Nós estamos levando energia elétrica a estes lugares e garantindo o desenvolvimento socioeconômico da população. Esse trabalho é de uma relevância imensurável, pois estamos fazendo parte de um processo de inclusão social que resulta em qualidade de vida para esses cidadãos que moram em zonas afastadas dos grandes centros urbanos”, avalia o diretor.

O Programa Luz para Todos é federal e foi lançado em novembro de 2003. É coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, operacionalizado pela Eletrobrás e realizado em parceria com as concessionárias de energia de todo o país, que recebem metas definidas para serem cumpridas anualmente. No Pará, neste meio tempo, a Celpa já conseguiu excelentes resultados: já foram beneficiadas mais de 382 mil famílias ou cerca de dois milhões de pessoas. Ainda é possível contabilizar a construção de mais de 78 mil quilômetros de rede de energia em todas as regiões da extensa zona territorial do Pará.

Publicidade

Veja
Também