Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Paragominas desenvolve nova proposta pedagógica para sua rede municipal de ensino

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O projeto é desde julho deste ano, e promete ser aplicada já no ano letivo de 2016, em todas as escolas da Rede Municipal.

A nova Proposta Pedagógica de Paragominas também prevê o aproveitamento dos conhecimentos anteriores dos estudantes e a integração entre as disciplinas. Segundo a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Paragominas, Oneide Lima, o projeto é ousado e, quando for colocado em prática promete mudar o dia-a-dia da escola.


“Quando falamos em integração de disciplinas queremos dizer que matérias como geografia, história e biologia, por exemplo, não seriam de responsabilidade apenas dos professores das pastas, mas fruto de um ensino integrado, onde o conteúdo será melhor compreendido e explicado se for explorado por todas as áreas de saberes; um ensino que considere o contexto interdisciplinar, o global”, explica Oneide. Para ela, esses novos métodos representam a salvação da educação do século XXI, orientada pelas Diretrizes Nacionais da Educação Básica.

A coordenadora também acredita que a nova proposta vai pode interferir na vida do alunato. Para ela, “é a partir da proposta pedagógica de uma escola ou de uma rede, que se estrutura todo o processo de ensino e aprendizado dos alunos. Por sua vez, o sucesso desse processo traz como consequência, a melhoria provocada na comunidade frente aos serviços educativos oferecidos”.

No Estado do Pará, os Planos Pedagógicos próprios ainda são raros, principalmente no setor público, cabendo às escolas, muitas vezes, apenas replicar modelos sugeridos pelos órgãos oficiais de ensino. A Prefeitura de Paragominas, por meio da Secretaria de Educação, sentiu a necessidade de rever seus Planos de Ensino e de estabelecer novas diretrizes pedagógicas mais condizentes com as necessidades exigidas na atualidade.

Ainda de acordo com Oneide Lima, o novo cenário global de informações, exige que a escola se posicione de maneira mais competente para se fazer em significados e atrair a criança, o jovem e o adulto à educação formal. A escola não pode estar aquém da sociedade em que está inserida, uma vez que esta tem por função, melhorá-la.

A nova proposta pedagógica começou a ser elaborada em julho deste ano e conta com a assessoria do Professor e Pedagogo carioca Hamilton Werneck, que vem orientando professores sobre as maneiras de ensino e as práticas de avaliação. Com experiência em orientação educacional, administração escolar e quase 30 livros publicados na área de educação, o professor também presta análise de aspectos gerais e teóricos voltados para a educação. “Até o mês de dezembro, o plano pedagógico será finalizado e deverá ser implementado a partir do ano que vem, tanto nas unidades urbanas quanto rurais e indígenas. O projeto apresenta propostas inovadoras e a equipe de trabalho tem se mostrado bem motivada”, comenta Hamilton.

Segundo a Secretária de Educação de Paragominas, Mozimeire Costa, o diferencial do projeto é a ideia de explorar o conhecimento de uma maneira abrangente e integrada, a fim de que os alunos possuam uma visão global sobre os assuntos abordados em sala de aula. “Nós buscamos formar os professores para que eles estejam efetivamente preparados para ministrar o conhecimento que tenha significados na vida do aluno e que possa contribuir cada vez mais com a formação dos alunos”, afirma a Secretária.

“O Plano Pedagógico não se transforma, assim, num documento. É uma parte da vida da Escola e uma proposta real para continuar aprendendo e melhorando. O trabalho pedagógico deve ser pautado numa interação constante entre todos os segmentos da Escola, pois assim temos esperança que ocorrerá um significativo avanço no processo ensino aprendizagem”, conclui a secretária.

Para apresentar o resultado do que já foi criado, além dos objetivos e propostas do projeto, Werneck ministrará, nesta sexta-feira (18), a palestra “Como ensinar bem e avaliar melhor”. Na ocasião, estarão presentes o prefeito Paulo Tocantins, além dos secretários municipais e autoridades locais. O evento será realizado na Escola Maria Silva Nunes, a partir das 18h30, com entrada gratuita.

Publicidade

Veja
Também