Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

PARAUAPEBAS: Bairros Rio Verde, Cidade Jardim e União lideram em eleitorado

Com o fechamento do cadastro eleitoral no dia 8 de maio, e feito processamento dos dados por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Parauapebas se configura como o quarto maior colégio eleitoral do estado, atrás apenas de Belém, Ananindeua e Santarém.

O município atingiu 200.693* eleitores aptos, o que cria a possibilidade de segundo turno nas eleições municipais de outubro, caso nenhum candidato alcance mais da metade dos votos válidos no primeiro turno.
O quantitativo de eleitores atualmente é 23,4% maior do que nas eleições de 2020.

Em termos de distribuição do eleitorado de Parauapebas por bairro, a base de dados do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA) aponta que o maior quantitativo está no Rio Verde, com 21.386 eleitores aptos, o que corresponde a 10,7% do total do município.

O segundo maior colégio eleitoral, com 18.701 eleitores, é o Bairro Cidade Jardim. Tal efetivo representa 9,3% do eleitorado municipal. Para fechar os três primeiros, o Bairro União possui 7,6% do eleitorado local, ou 15.338 eleitores.

Já um recorte por local de votação, o quadro a seguir, com dados de 30/junho do TRE/PA, aponta os três locais com maiores quantitativos de eleitores aptos a votar:

 

LOCAL DE VOTAÇÃOBAIRROELEITORADO APTO
EMEF TEREZINHA DE JESUSCidade Jardim7.376
EM CECÍLIA MEIRELESUnião6.955
EE GEN EUCLIDES FIGUEIREDOCidade Nova6.809

 

Um ponto importante sobre o recorte por bairro: a chamada “Lei dos Bairros” (Lei nº 4.879, de 16 de junho de 2020) estabelece que são 42 bairros na área urbana de Parauapebas. O TRE/PA não incorporou tal divisão em sua base atual de dados, que é formada, para Parauapebas, de 28 bairros, já incluindo a zona rural.

(*) Os dados são de 30/junho. Pode ocorrer alguma variação pequena nesse quantitativo no mês de julho, mas sem risco de alterar o quadro de possibilidade de segundo turno.

Reportagem: Wesley Oliveira | Economista, mestre em Economia. Consultor e analista de dados

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
1
+1
0
+1
0
Leia também no Portal Pebinha de Açúcar:

Deixe seu comentário