Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Parauapebas: Campeões dos jogos escolares do campo são premiados

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A partida final e a cerimônia de premiação da oitava edição dos Jogos Escolares da Educação do Campo (Jeecs) foram marcadas por diversas emoções, que agitaram a quadra da Escola Municipal de Ensino Fundamental 18 de Outubro no último sábado (28). Empolgação e espírito esportivo foram os sinônimos da premiação. Todos demonstraram entender o sentido dos jogos: participação e integração.

A premiação das equipes foi feita pela secretária municipal de Educação, Juliana de Souza; adjunto da Semed, Rui Santos Amorim; coordenador do setor de Educação do Campo, Lindomar Araújo; além de diretores de escolas e coordenadores pedagógicos.


A secretária Juliana de Souza destacou, em seu discurso de abertura, que os jogos são momentos de aprendizagem e que competir é mais importante que vencer.

“O importante dos jogos não é apenas vencer; é interagir, compartilhar e participar. A vitória é apenas consequência. Tenho certeza de que vocês, alunos, aprenderam muito durante esses dois dias. Todos estão de parabéns por realizarem essa festa tão bonita”.

O aluno-atleta Daniel Silva da Costa, do 7º ano da Escola Monteiro Lobato, concorda que o importante é participar e que a vitória é mera consequência do esforço em conjunto. “A gente começou a treinar pensando nos jogos desde o início do ano”, conta ele, explicando que sua equipe se esforçou e aprendeu muito sobre o trabalho em equipe. “Estou muito feliz pela vitória”, conclui Daniel Costa.

Primeiros
A Escola Monteiro Lobato conquistou sete medalhas de ouro durante os jogos, nas modalidades futebol (masculino e feminino), vôlei (feminino), dama (masculino e feminino) e queimada (masculino e feminino). Ela foi a campeã absoluta dos Jeecs, aliás, bicampeã, pois em 2012 também foi a mais premiada entre as escolas, tendo conquistado cinco medalhas de ouro.

Em segundo lugar aparece a Escola Alegria do Saber, com quatro medalhas de ouro e duas de prata. A Escola 18 de Outubro, com uma medalha de ouro, duas de prata e duas de bronze, subiu ao pódio em terceiro lugar.

Cultura
Ao final do primeiro dia de competição, ocorreu na quadra da escola anfitriã a noite cultural. Apresentação de grupos de dança e coreografia, concurso de dança e desfile para a escolha da Miss e do Mister Jeec 2013 foram as grandes atrações da noite, que promoveu maior integração entre os participantes.

O aluno Carlos Eduardo Pinto Oliveira, da Escola Alegria do Saber, foi eleito o Mister Jeecs 2013 e a aluna Rosangela da Silva Melo, da 18 de Outubro, foi escolhida como Miss. Ambos receberam como premiação um tablet.

Mobilização
Durante os dois dias de comemoração, 27 e 28, uma equipe composta por dezenas de profissionais da educação colaborou para que tudo ocorresse em perfeita harmonia, além de contarem com o apoio do Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Secretaria Municipal de Obras (Semob), Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) e Polícia Militar.

Reportagem e foto: Messania Cardoso

Publicidade

Veja
Também