Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Parauapebas conquista o maior número de selos do Pará na 3ª edição da JEAN

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Parauapebas foi o único município do estado do Pará a ter três escolas aprovadas na 3ª edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (JEAN). A cerimonia de entrega dos selos às escolas responsáveis pela conquista (Leide Maria Torres, Luiz Magno e Novo Horizonte) ocorreu na manhã da quinta-feira, 12, no auditório do eSuites.

Segundo a nutricionista da Secretaria de Educação (Semed) e coordenadora da Jornada no município, Elisângela Martins, as premiações do Ministério da Educação (MEC) por cumprir as metas propostas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) comprovam a qualidade da alimentação oferecida aos alunos de Parauapebas e a eficiência do trabalho de todos os envolvidos no processo de alimentação escolar.


“Essa conquista significa que estamos trabalhando para que nossos alunos façam escolhas alimentares mais saudáveis, incentivem suas famílias a adquirirem bons hábitos alimentares e tenham mais saúde. Isso melhora o desenvolvimento escolar do aluno, pois um aluno com saúde falta menos a escola e tem um melhor rendimento”, afirma a coordenadora.

Os temas trabalhados nesta 3ª edição foram: “Merendeira como Agente Transformadora da Alimentação Escolar”; “Sustentabilidade na Alimentação Escolar”; “Imagem Corporal e Bullying” e “Movimento + Comida de Verdade = Saúde”. O relato das ações referente ao tema quatro, realizadas na escola Novo Horizonte, foi eleito como um dos cinco melhores do Brasil e será publicado no livro da Jornada – 3ª Edição, que será lançado em Brasília, em março de 2020.

O secretário de Educação, Luiz Vieira, comemora. “Parauapebas foi destaque absoluto, ficando a frente até da capital em número de selos. Além de estarmos entre os cinco melhores relatos do Brasil. A gente fica muito feliz, pois este é um dos muitos resultados dos investimentos do governo na educação e do esforço conjunto dos funcionários”. Ele também falou sobre a ampliação do número de escolas participantes: “O objetivo é triplicar o número de títulos em 2020”.

A JORNADA

Surgiu como um instrumento para contribuir com a conscientização de escolhas alimentares mais saudáveis pelos estudantes, uma vez que a escola é um ambiente que pode promover uma alimentação adequada, saudável e segura, inserindo conceitos de alimentação e nutrição nos diferentes níveis de ensino, aliados ao conteúdo programático. Em Parauapebas, ela fomentou a criação de bons hábitos de alimentação.

A participação do município na Jornada teve início em 2018, quando conquistou seu primeiro selo, por meio da Escola Leide Maria Tores, que agora se configura como bicampeã.

 

Publicidade

Veja
Também