Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Parauapebas conquista segundo ‘Gestor Nota 10’ consecutivo

As medidas adotadas nos últimos meses pela gestão municipal, sob comando do prefeito Valmir Mariano e da secretária de Educação, Juliana de Souza, colocam a educação de Parauapebas, mais uma vez, como destaque no cenário nacional. Na última terça-feira (19), o reconhecimento desse trabalho veio na forma do prêmio “Gestor Nota 10”, durante o 8º Encontro Nacional de Secretários Municipais de Educação, evento intitulado “Educando 2014”.

Este é o segundo ano consecutivo em que Parauapebas ganha o prêmio. Em 2013, o município esteve entre as 50 localidades brasileiras contempladas. Destinada a gestores municipais da educação que mais se destacam durante o ano corrente, a comenda utiliza como critérios de avaliação o bom uso dos recursos da educação, a estratégia de valorização da equipe de profissionais e a promoção e elaboração de projetos que contribuíram para o desenvolvimento da educação em seus diversos níveis.
Além de ganhar o “Gestor Nota 10” nas edições do ano passado e deste ano, a educação da rede pública municipal conquistou, em março último, outro prêmio nacional: a “Palma de Ouro”. A educação de Parauapebas foi destaque ainda na última edição do “Anuário MultiCidades” e possui o título de melhor infraestrutura escolar da rede pública do Pará, segundo levantamento realizado pelo portal QEdu.

RECONHECIMENTO
O troféu “Gestor Nota 10” foi recebido pelo secretário-adjunto da pasta da Educação, Rui Santos de Amorim, para quem tal comenda representa o reconhecimento de um trabalho desenvolvido com afinco, seriedade, responsabilidade e compromisso do governo municipal com cada aluno da rede pública. “Esse reconhecimento nos enche de alegria e demonstra que fazemos parte de um governo comprometido com a educação e que nos dá condições para trabalharmos”, destaca Rui Amorim.
Para a secretária Juliana de Souza, o desenvolvimento de projetos na área pedagógica, as melhorias em infraestrutura, o investimento de mais de 27% da arrecadação na área educacional e o comprometimento do governo e de toda a equipe foram decisivos para alcançar as conquistas. “Os municípios são obrigados a investir, no mínimo, 25% de sua arrecadação em educação. Aqui em Parauapebas, a Lei Orgânica do Município preconiza que temos de investir pelo menos 27%. Ainda assim, em 2013 investimos 33% de nossa receita e, para este ano, a previsão é de que ultrapassemos essa porcentagem”, explica Juliana de Souza.

Ao comemorar a premiação, a gestora não deixou de elogiar o esforço coletivo de sua equipe. De acordo com a titular da Semed, professores, coordenadores pedagógicos, gestores e técnicos têm sido fundamentais no processo de construção de uma educação cada vez mais sólida e de qualidade. “Nossa gestão conta com uma equipe de profissionais qualificada. Primamos por uma educação de excelência, com transparência e responsabilidade, em respeito às nossas crianças. Todo o nosso trabalho gira em torno da aprendizagem do estudante”, afirma.

MUNICÍPIO APRESENTA AO BRASIL EXPERIÊNCIA DE SUCESSO DO CEPEJA
O 8ª Encontro Nacional de Secretários Municipais de Educação abre espaço para que os municípios compartilhem projetos inovadores e que deram certo na área educacional.
Na oportunidade, Parauapebas apresentou a representantes de todo o Brasil sua experiência com o Centro de Ensino Personalizado de 5ª a 8ª Série (6º ao 9º ano) para a Educação de Jovens e Adultos (Cepeja). Instituição fundada com o objetivo de dar oportunidade de conclusão do ensino fundamental a cidadãos maiores de 15 anos que foram impossibilitados de frequentar o ensino regular na idade apropriada, o Cepeja atende de forma semipresencial, individual e especializada.

O Centro já atendeu a mais de seis mil alunos em Parauapebas e contribuiu significativamente para a diminuição da evasão escolar e distorção idade-série no município, além de elevar a taxa de alfabetização local. “O grande diferencial do Cepeja é a capacidade de se ajustar às necessidades dos alunos. O Centro possui uma equipe de profissionais capacitados, dispõe de horários flexíveis e permite que o aluno estabeleça seu ritmo de estudo”, descreve o secretário-adjunto Rui de Amorim, ao mencionar que o projeto despertou o interesse de vários dos secretários participantes do encontro.
“Muitos dos secretários solicitaram cópia do projeto do Cepeja porque têm interesse em conhecer profundamente a modalidade e o método de ensino ofertados, o que, para eles, é novidade. Os gestores mostraram-se interessados em implantar projeto similar em seus municípios. Todo o Brasil ganha com isso”, conclui o secretário-adjunto.

Reportagem e foto: Messania Cardoso

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário