No Pará, é cada vez maior o número de pessoas que preferem a motocicleta ao invés do veículo motorizado de quatro rodas. Os motivos são simples: praticidade, facilidade de circulação e economia. Além de serem ferramentas de trabalho para muitas pessoas. Paralelamente a isso, os acidentes com motociclistas tiverem um aumento no Pará de 586% nos últimos em sete anos.
Conforme uma pesquisa realizada pelo Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA) divulgada nesta segunda-feira (10). O período corresponde aos anos de 2004 a 2011.Belém, lidera a lista de cidades do Pará com o maior número de ocorrências (3.254), Ananindeua (909), Marabá (570) e Parauapebas (504) ficando na quarta posição. As mortes também aumentaram neste mesmo período (2004-2011): 296%. Destes acidentes, a maior parte decorre da imprudência.
No site do Detran do Pará, há algumas regras importantes para que os motociclistas tenha uma direção mais segura que devem ser seguidas a risca:
- Ser habilitado na categoria A.
- Pilotar sempre com o capacete de segurança a viseira ou óculos protetores.
- Não deve “costurar” o trânsito entre veículos em movimento.
- Deve saber usar os freios com habilidade ou seja, sempre os dois ao mesmo tempo, usando os quatro dedos na hora da freagem. É bom você lembrar que além de ajudar a parar, o freio traseiro mantém o equilíbrio da moto.
- Cuidado com os cruzamentos: sempre pare e olhe antes de passar. Ocupe adequadamente seu espaço nas ruas e nunca divida a mesma faixa com outros veículos.
- Atenção aos motoristas à sua volta. Lembre-se de que em cruzamentos sem semáforos, a preferência é sempre do pedestre.
- Pare antes da faixa.
- Use roupas claras e protetoras.
- O passageiro deve manter-se agarrado à sua cintura e usando capacete.
- Não transporte criança até 7 anos de idade.
- Não transporte mais de um passageiro.
- Transitar com farol aceso (mesmo de dia)
Infelizmente, boa parte dessas regras não seguidas em Parauapebas. Mas, o DMTT começa a atuar afim de coibir a infrações das regras básicas.