Publicidade

Parauapebas e Maranhão dialogam sobre rota turística integrada

Nesta quarta-feira, 14, representantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtup) e do Departamento de Turismo (Detur), ambos de Parauapebas, estiveram na Secretaria de Estado de Turismo do Maranhão, na capital São Luís, para tratarem sobre a criação de uma rota turística integrada entre a cidade de Parauapebas e o estado do Maranhão. A proposta é estimular a demanda natural de visitantes, já existentes, nesses locais, visto que São Luís e a Chapada das Mesas são destinos já consolidados no cenário nacional; além de atrair novos turistas, o que vai alavancar a economia na região.

Na Secretaria de Estado de Turismo, o coordenador e o diretor de produtos do Detur, Marcos Alexandre e Dácio Souza, e a presidente do Comtup, Aglaudene Tomé, foram recebidos pelo gestor da pasta, Catulé Junior, pelo secretário adjunto, Hugo Veiga, e pela superintendente de promoção e marketing, Cristiane Muller. Na Secretaria Municipal de Turismo, a equipe de Parauapebas foi recebida pela secretária, Socorro Araújo.


O gestor da Setur/MA, Catulé Junior, avaliou de forma positiva a proposta da rota integrada. “Foi uma grande satisfação receber a equipe do município de Parauapebas. Nossos interesses são convergentes, de modo que, juntos, de forma cooperada, possamos desenvolver o turismo nos estados do Maranhão e Pará, especialmente na cidade de Parauapebas. Hoje é o primeiro passo de um projeto que tenho certeza absoluta que logrará êxito, porque é um projeto que tem tudo pra dar certo”, afirmou.

“Nós somos próximos, trabalhamos com o mesmo objetivo e o importante é essa troca de informações, as trocas culturais e comerciais. E é esse relacionamento que proporciona a busca de novos caminhos para que o turismo possa crescer e trazer desenvolvimento. Turismo é atividade econômica. Nós somos irmãos e temos que estar juntos, trabalhando para que o desenvolvimento do Maranhão, do Pará e do Brasil cresça”, disse a secretária da Setur/São Luís, Socorro Araújo.

Para a presidente do Comtup, Aglaudene Tomé, a proposta é “de suma importância para fomentar a integração do turismo norte e nordeste, que liga o município de São Luís à cidade de Parauapebas, especialmente pela linha de ferro Carajás, que a partir de agora será potencializada para além do escoamento do minério de ferro. A criação dessa rota é de extrema relevância para o desenvolvimento do turismo no nosso município, pois iremos estimular essa matriz que fará parte da base da economia de Parauapebas”.

De acordo com o coordenador do Detur, Marcos Alexandre, o case de sucesso da Rota das Emoções – já consolidada e composta por municípios do Maranhão, Piauí e Ceará e a articulação para a criação da rota integrada na Amazônia brasileira – que será composta por municípios do Maranhão, Pará e Amazonas, são estímulos para a criação da rota turística integrada entre Parauapebas e Maranhão. “A partir de agora, a Setur/MA fará o estudo da viabilidade de comercialização da rota e do dia 15 ao dia 20 de setembro o Detur receberá consultores do Sebrae/MA e PA (os mesmos que participaram da elaboração e criação da Rota das Emoções) para elaborar um plano de trabalho para instituir a rota”, explicou o coordenador.

Compartilhe essa notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Tags

Veja também

All articles loaded
No more articles to load
Fechar Menu