Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Parauapebas é um exemplo para o Brasil, diz vice-governador do estado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A expressão de Helenilson Pontes, vice-governador do estado, refere-se ao trabalho da prefeitura com relação à produção rural e ao apoio dado à agricultura familiar em Parauapebas. No segundo dia de visitas ao município, Helenilson viu de perto o trabalho desenvolvido em propriedades atendidas pelos programas da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror) e participou do lançamento do Plano Safra 2013-2014.

Parauapebas pode se transformar em um cristalino exemplo de transformação econômica do Estado do Pará. Olhar pra cima e ver a mancha do minério e olhar pra baixo e ver a terra florescendo é a prova de que estamos rompendo com os ciclos exploratórios e passando a um novo ciclo, o produtivo. Parauapebas vai dar exemplo de desenvolvimento sustentável para o estado e para o Brasil”, afirmou o vice-governador.


O prefeito Valmir Mariano destacou a importância de desenvolver novas matrizes econômicas em alternativa à mineração: “O minério é efêmero e transitório, mas a agricultura permanece”, ressaltou o prefeito. Quem dá esse exemplo é o produtor rural Antenor Rodrigues, de 51 anos. Ele chegou a Parauapebas há 31 anos e atua com a família na produção de diversas culturas agrícolas, além da piscicultura. “Fora o apoio com a mecanização e outros insumos, também tem a assistência técnica que é sempre muito presente, e isso ajuda muito”, destacou o produtor.

Para o secretário municipal de Produção Rural, Horácio Martins, a renda que os pequenos produtores obtêm com o apoio da prefeitura lhes dá condições para desenvolver outras atividades. “Identificamos as ações a serem desenvolvidas a partir do Censo realizado no início do ano. Mediante os sonhos e o perfil de cada um, os programas foram aperfeiçoados. Todos os nossos projetos têm o objetivo de melhorar a vida do homem do campo de forma sustentável”, explicou.

O diretor da Adepará, Mário Moreira, parabenizou a iniciativa da Sempror em conhecer a fundo a realidade da zona rural para planejar o trabalho e desenvolver iniciativas que beneficiem o produtor. “Parauapebas está dando um exemplo com o Censo e o produtor rural é extremamente importante para o Brasil. É ele que transforma suor, trabalho e energia em alimento. A locomotiva que carrega o Brasil é o produtor rural”, afirmou Mário Moreira.

Publicidade

Veja
Também