Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

PARAUAPEBAS: Empresa responsável por detonação assume prejuízos causados aos moradores

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Esta não foi a primeira vez que uma detonação foi necessária para que as obras no Bairro São José, em Parauapebas, fossem prosseguidas. Trata-se de drenagem e pavimentação asfáltica em ruas de relevo irregular e com presença de muitas rochas, realizadas pela empresa JM Terraplanagem, contratada da Prefeitura Municipal de Parauapebas.

Portanto, na tarde da última quarta-feira (6), uma detonação, considerada mal sucedida, mudou os rumos daquelas obras e a rotina da população que mora na Rua das Mangueiras, local do evento, por ter abalado a estrutura de pelo menos sete casas.


Foi momento de susto para os que assistiam de longe, mas, por motivos de segurança, não haviam pessoas nas casas devido à evacuação que fora feita; havendo apenas prejuízos materiais em moradias que ficaram bastante atingidas.
A empresa JM, com auxílio da Defesa Civil, procedeu o isolamento da área; enquanto a concessionária de energia elétrica providenciou o desligamento da energia nas respectivas residências.

Quem falou com a equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar foi o coordenador da Defesa Civil de Parauapebas, Jales Santos, dando conta de que a empresa já havia providenciado abrigo para todas as famílias e que as indenizações e recuperações das várias residências, certamente, serão feitas.

“Faremos os levantamentos para apurar as causas”, afirmou Jales, detalhando que o papel da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) é fazer os levantamentos das perdas, verificar a segurança das edificações, se ficaram comprometidas ou não, e só depois que definir os reparos necessários as famílias retornaram a elas ou não.
Jales contou ainda que 90% dos trabalhadores daquela obra são daquele bairro, sendo inclusive moradores nas respectivas casas atingidas.
Nenhum morador quis falar com nossa equipe de reportagem.

 

A Prefeitura Municipal de Parauapebas se manifestou, através da Assessoria de Comunicação (Ascom), enviando nota à nossa redação; e nela, esclarece que todos os procedimentos técnicos e de segurança foram tomados, como evacuação de pessoas e sinalização de toda a área, onde já foram iniciadas as vistorias conjuntas com os técnicos da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

De acordo com o informado na nota, a Secretaria de Obras já acionou a empresa contratada – JM Terraplanagem – que de imediato tomou as devidas providências e irá arcar com todos os custos necessários à restauração dos imóveis atingidos, bem como, quando necessário, fará deslocamentos e acomodações dos moradores afetados.

Ainda ontem, a empresa JM colocou seguranças no local da detonação e ofereceu suporte aos moradores que tiveram suas casas afetadas pelos explosivos.

 

Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também