Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Parauapebas envia representantes à Conferência Regional de Educação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Trinta e um delegados de Parauapebas participaram da 4ª Conferência Regional de Educação, realizada pelo Fórum Estadual de Educação (FEE) do Pará, nos dias 3 e 4 deste mês, na Câmara Municipal de Marabá. O encontro, que indicou as propostas e elegeu os delegados que irão representar a Regional Carajás na Conferência Estadual da Educação do Pará, a ser realizada nos dia 15 e 16 de outubro de 2013, discutiu temas como Sistema Nacional de Educação, Educação & Diversidade e Gestão Democrática.

Estiveram presentes ao evento 192 delegados, de 15 municípios do sudeste paraense, que integram o chamado polo Carajás. Destes, 52 foram eleitos para representar a região na conferência estadual, distribuídos nos níveis: educação básica (28), educação superior (13) e educação profissional (11).


Parauapebas elegeu 11 delegados: Alberto João Gozzi, Andréia Gomes Rodrigues de Lima, Antônio Batista da Silva, Cristiane de Sousa Coelho, Edite Smikidi da Mata de Brito, Eliane Ingretn de Souza Martins, Elton Batista Reis, Eugênio Célio Vaccaro, Heloísa Helena Borges Fonseca, Henrique da Conceição Silva dos Santos e Marcos André Souza Frazão.

Segundo Marcos Frazão, técnico da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e um dos delegados representantes de Parauapebas na estadual, o município surpreendeu pelo número expressivo de delegados. “Fomos à conferência regional com 31 representantes e elegemos quase vinte por cento dos delegados da estadual. Temos grande potencial para chegarmos à nacional”, afirma Marcos.

Participação Social
As conferências servem como instrumento de participação social e dão voz às diferentes camadas da população na construção de novas políticas públicas para melhorar o sistema educacional.

A secretária municipal de Educação, Juliana de Souza, também participou da conferência. Ela avaliou de forma positiva o evento, ressaltando que ainda há muito a ser feito pela educação, mas que a participação da sociedade é fundamental. “A participação dos cidadãos na gestão pública, a partir do diálogo, resulta em ações de transformação social”, destaca a secretária.

Os delegados de Parauapebas foram eleitos no Fórum Municipal de Educação realizado no município em 28 de agosto de 2013. Entre eles estão pais de alunos, estudantes de instituições de ensino públicas e privadas, conselheiros e trabalhadores da educação, gestores municipais, estaduais e de instituições privadas.

Reportagem e fotos: Messania Cardoso

Publicidade

Veja
Também