Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Parauapebas: Escolas apresentam resultado de trabalhos dos alunos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Várias escolas da rede municipal de ensino apresentaram à comunidade, nos dias 27 e 28, o resultado dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos sobre a temática “Parauapebas 25 anos. O Brasil num só lugar”. A culminância encerra o projeto “Jubileu de Prata”, que envolveu todas as unidades educacionais, inclusive de educação infantil, com vistas a desenvolver atividades práticas e de pesquisa com os estudantes, abordando a temática em questão e fazendo com que eles se percebam sujeitos participantes da construção da história e do desenvolvimento da cidade.
A comunidade lotou as escolas para prestigiar as crianças em suas apresentações, que contemplaram canto, dança, musicais, paródias e exposições de trabalhos textuais, maquetes, desenhos e fotografias do município de Parauapebas.

Realizaram a culminância as unidades de educação infantil Gente Inocente, Sorriso de Criança, Criança Esperança, Moranguinho, Comecinho de Vida, Despertando o Saber e Ana Maria Machado, bem como as escolas de ensino fundamental Cecília Meireles e Antônio Matos e Domingos Cardoso, entre outras.
Desfile na Palmares II


Unidade de Educação Infantil Despertando o Saber, da Palmares II, encerrou seu projeto em forma de desfile e levou 70 alunos, ao som da fanfarra municipal, a marcharem pelas principais ruas da vila.
A comunidade não só parou para prestigiar o desfile, como também acompanhou os alunos até o destino final, a escola, onde os populares ouviram a diretora Deusamar Sales Matos destacar a importância de projetos como o “Jubileu de Prata” para o desenvolvimento cognitivo dos educandos.
“Ao trabalharmos a temática de forma dinâmica e lúdica, com músicas, desenhos, fantoches e simbologias, adaptando a linguagem da faixa etária, ensinamos aos alunos sobre sua própria história e oferecemos esse momento cultural à comunidade”, explica Deusamar.

Quadra Lotada!
A quadra da Escola Cecília Meireles ficou pequena para abrigar pais de alunos e convidados que foram prestigiar o encerramento do projeto. Desde o início, todos estavam a postos com máquinas e celulares ligados, prontos para registrar cada momento.
Segundo Fausta Xavier, mãe de João Manoel e Maria Tereza, alunos da escola, o evento foi “espetacular”. “Além da parte cultural, com os mais diversos tipos de apresentações, ainda tomei uma aula expositiva sobre a história do município. Aprendi muito”, relata Fausta.

Além das apresentações culturais, os trabalhos expostos chamaram a atenção dos visitantes. Num desses trabalhos havia o depoimento dos alunos do 4° ano sobre o bairro e a cidade no qual residem. A aluna Fabrícia Martins, por exemplo, demonstrou o quanto Parauapebas significa para ela. “Quero deixar um recado para vocês: vamos cuidar da nossa cidade porque, para mim, ela é muito importante”, registrou a estudante, alertando para a necessidade de preservar o ambiente urbano de um dos municípios com o maior crescimento populacional do país.

Reportagem e fotos: Messania Cardoso

Publicidade

Veja
Também