Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Parauapebas está livre da febre amarela até agora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mesmo distante de Estados onde casos de febre amarela foram confirmados, a população de Parauapebas tem procurado unidades de saúde à procura da vacina. De acordo com Danielli Maia, coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a procura pela vacina aumentou surpreendentemente por parte da população de Parauapebas, que quebrou a rotina das unidades de saúde em busca da vacina.

Danielli conta que apenas no último dia 20 a cidade recebeu duas mil doses da vacina, considerando-se a quantidade de rotina do município, mas rapidamente o estoque se esgotou nos postos de saúde. “Estamos esperando um novo lote da regional, responsável pelo abastecimento e, a partir de amanhã, 1º de fevereiro, abasteceremos as unidades novamente”, garante.


Segundo a coordenadora, o medo da doença fez com que pessoas já imunizadas procurassem se vacinar, sem necessidade. Quem já foi vacinado duas vezes não precisa mais de uma nova dose, orienta a secretaria. Já quem ainda não tem as duas doses em sua carteirinha de vacinação deve procurar uma unidade de saúde a partir dessa quarta-feira, 1º.

Parauapebas está em uma região de floresta, e, por esta razão, a Coordenação de Imunização reconhece que há risco de pessoas contraírem febre amarela. No entanto, até o momento, não houve nenhum caso confirmado da doença no município. “A comunidade pode ficar tranquila, pois investigaremos todos os casos que forem notificados e, até o momento, nosso estado está livre da febre amarela”, tranquiliza Danielli Maia.

Reportagem: Anderson George

Publicidade

Veja
Também