Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

PARAUAPEBAS: Ex-administrador contesta afirmação de que igreja doou área para construção de praça

Inaugurada em 1990, no dia em que Parauapebas fazia dois anos de emancipação político-administrativa, a Praça Mahatma Gandhi é uma referência que ao longo dos anos foi palco de eventos e protestos; ponto de encontro de gente, hoje não mais tão jovem; e de outros que, ainda jovens, continuam se vendo por lá.

Há duas semanas, a população foi surpreendida com a proposta de mudar o nome do espaço público para Praça São Sebastião, em homenagem à igreja de mesmo nome, localizada na referida praça.
A ideia partiu da vereadora Francisca Ciza (Democratas) que, através da Indicação 218/2018, propôs que o prefeito Darci Lermen sancione lei versando sobre a mudança de nome da praça. A proposição causou polêmica e dividiu opiniões.

Para apaziguar a situação, padre Patrick, pároco da paróquia São Sebastião, “jogou água na fervura”, publicando em suas redes sociais um vídeo, dando conta que a área onde hoje existe a praça, alvo da polêmica, foi doada ao município pela igreja católica.
“Esse terreno onde está situada hoje a Praça Mahatma Gandhi, em frente à matriz de São Sebastião, pertencia à igreja católica antes de a praça ser construída e foi gentilmente cedido à prefeitura, porque sempre valorizou esses espaços de lazer para a população”, afirma padre Patrick no vídeo, onde ainda diz que, infelizmente, não tiveram a nobreza de reconhecer na época a doação que foi feita e colocaram o nome Mahatma Gandhi.

 

A declaração do pároco é contestada pelo primeiro administrador do então distrito Parauapebas, Chico Brito. “A verdade é outra e que não tem como a área ter sido da igreja católica”. Chico Brito afirma que a área foi registrada no projeto inicial de Parauapebas, e que os lotes na parte dos fundos estavam à disposição para serem doados.
“Como a igreja católica nos pediu, então doamos a ela. Não se conhece fato de que a igreja tenha doado terrenos, mas, sim, que sempre tenha sido contemplada com doações de áreas”, contesta Chico Brito.

Reportagem: Francesco Costa | Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário