O extrato resumido do processo de dispensa de licitação Nº 7/2020-007 SEMSA foi publicado no Diário Oficial de hoje (18), segunda-feira, tendo como objeto a aquisição emergencial de medicamentos para tratamento da Covid-19 (azitromicina 500mg, enoxoparina 40 mg e enoxoparina 60 mg), conforme indicação do Protocolo de Tratamento para Covid-19 adotado no Município de Parauapebas-Pará, visando atender a demanda da Secretaria Municipal de Saúde.
O fornecedor é a empresa Cristalfarma Com. Represent. Import. e Exportação LTDA, CNPJ 05.003.408/0001-30, conforme contrato nº 20200227 no valor de R$ 2.023.516,00 (dois milhões, vinte e três mil, quinhentos e dezesseis reais).
Além desta aquisição, a Prefeitura Municipal de Parauapebas, através da SEMSA, fez outras aquisições em farmácia de manipulação local, sendo uma na Farmácia de Manipulação Camomila LTDA-ME, no valor de R$ 36.973,80 (trinta e seis mil, novecentos e setenta e três mil e oitenta centavos) cujo contrato tem vigência de 15 de maio a 15 de setembro deste ano, 2020. O outro contrato foi firmado com Fórmula ativa – Farmácia de Manipulação EIRELI-EPP, no valor de R$ 285.719,00 (duzentos e oitenta e cinco mil, setecentos e dezenove reais) com o mesmo período de vigência.
Apesar da resistência do uso do medicamento na maior parte do país, os medicamentos já são prescritos em Parauapebas por médicos das redes pública e particular, porém, em constante falta nas farmácias no município; havendo inclusive a necessidade de distribuição gratuita por grupos beneficentes que já vem entregando a medicação mediante apresentação de receita.