Parauapebas ganha espaço revitalizado para caminhada, ciclismo e lazer no Bairro Beira Rio

Um dos principais acessos ao Complexo Turístico Bel Mesquita recebeu melhorias na infraestrutura, sinalização, paisagismo e espaços voltados à prática esportiva

A Prefeitura de Parauapebas entregou à população, no último domingo (31), a Avenida Parque, no Bairro Beira Rio, totalmente revitalizada. A entrega ocorreu durante a realização da 2ª Corrida Maio Amarelo, evento que reuniu atletas, famílias e amantes do esporte em uma ação voltada à conscientização para um trânsito mais seguro.

Os serviços foram executados pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), que ao longo do mês promoveu uma série de intervenções em um dos espaços mais utilizados pelos moradores para a prática de atividades físicas e lazer.

De acordo com a coordenação do Prosap, a revitalização representa mais um investimento da gestão municipal na melhoria da infraestrutura urbana e na qualidade de vida da população. “A revitalização da Avenida Parque representa mais um compromisso cumprido pela gestão municipal. Estamos entregando um espaço mais seguro, acessível e agradável para a população, valorizando a mobilidade urbana, o lazer e a prática esportiva em uma das áreas mais importantes da cidade”, destacou Natanael Barros, coordenador adjunto do Prosap.

Entre os serviços realizados estão a manutenção das calçadas e do piso intertravado (bloquetes), recuperação de áreas danificadas, pintura da escadaria, instalação de pórtico, roçagem, revitalização da pintura da pista de caminhada, das calçadas e da ciclovia.

O projeto também contemplou ações de paisagismo, com o plantio de mudas de espécies nativas da região no canteiro central da avenida, contribuindo para a arborização e valorização do espaço urbano.

Além de ser um dos principais pontos para caminhadas, corridas e ciclismo em Parauapebas, a Avenida Parque desempenha papel importante na mobilidade urbana, funcionando como rota alternativa para motoristas que se deslocam entre os bairros Beira Rio e Rio Verde.

Para reforçar a segurança viária, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), realizou a sinalização horizontal da via, proporcionando mais segurança para pedestres, ciclistas e condutores.

Frequentadores aprovam melhorias

As intervenções receberam elogios de quem utiliza o espaço diariamente para a prática esportiva.

O atleta Domingos Costa destacou a importância das melhorias para a comunidade. “A Avenida Parque é um dos locais mais utilizados pelos corredores e ciclistas da cidade. Agora, com toda essa revitalização, temos um ambiente muito melhor para treinar e aproveitar com a família”, afirmou.

Já a atleta Sandra dos Santos ressaltou o impacto positivo das mudanças no local. “Ficou tudo mais bonito, organizado e seguro. A gente percebe o cuidado da prefeitura com os espaços públicos e isso incentiva ainda mais a prática de atividades físicas”, comentou.

Complexo Turístico Bel Mesquita também recebeu investimentos

A Avenida Parque é um dos principais acessos ao Complexo Turístico Bel Mesquita, que também foi contemplado com melhorias importantes promovidas pela gestão municipal.

Entre os investimentos realizados estão a ampliação do sistema de videomonitoramento e a instalação de novos bebedouros para atender os frequentadores.

Atendendo a uma antiga demanda dos usuários do espaço, o sistema de vigilância foi ampliado. O complexo, que anteriormente contava com apenas duas câmeras de monitoramento, recebeu dez novos equipamentos, alguns deles instalados nas proximidades da Avenida Parque.

Outra melhoria foi a instalação de cinco bebedouros distribuídos em pontos estratégicos do parque, incluindo o setor administrativo, área dos banheiros, bosque, academia ao ar livre e quiosques.

Corrida Maio Amarelo marcou entrega da obra

A entrega da Avenida Parque ocorreu durante o encerramento da 2ª Corrida Maio Amarelo, evento promovido com apoio da Prefeitura de Parauapebas por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão.

A competição reuniu atletas e praticantes da corrida de rua em uma iniciativa que uniu esporte, saúde e conscientização sobre a importância da segurança no trânsito.

“O encerramento da segunda edição da Corrida Maio Amarelo reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção da segurança viária e da qualidade de vida. Tivemos uma grande participação da população e contamos com todo o apoio da Prefeitura de Parauapebas para realizar um evento que une conscientização, esporte e cidadania”, destacou Rafael Barbosa, secretário municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão.

Com as melhorias entregues, a Avenida Parque reforça sua importância como espaço de convivência, mobilidade e prática esportiva, oferecendo mais conforto, segurança e qualidade de vida para os moradores de Parauapebas.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
4
+1
2
+1
0
+1
0
+1
1
+1
0

Leia mais

Deixe seu comentário