Publicidade

Parauapebas ganha novos engenheiros civis

A noite da última quinta-feira, 21, foi de muita comemoração para os novos 29 engenheiros civis de Parauapebas. Eles colaram grau em uma organizada cerimônia realizada no plenário da Câmara Municipal de Parauapebas, que contou com a presença de familiares e autoridades.

O evento marcou a conclusão da terceira turma de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará (UFPA) no município, iniciada em 2014 e ofertada por meio de convênio firmado entre a universidade e a prefeitura.


Ingrid Fernandes levou a família para prestigiar o momento que marca o início de uma nova etapa em sua vida. Ela é fiscal de urbanismo e viu na graduação a possibilidade de crescimento profissional. “Eu percebi que este era um campo muito bom de trabalho. Criar um projeto e vê-lo se desenvolvendo, ter um bom resultado financeiro e, além disso, contribuir de forma técnica para o desenvolvimento do município é algo gratificante”, afirma.

A nova engenheira, que se diz agradecida e realizada, pois já vislumbra possibilidade de novas atuações profissionais, acredita que parcerias como a que possibilitou a oferta do curso são fundamentais para o desenvolvimento do município e de sua população. “Essas parcerias permitem que pessoas como eu, que residem no município, possam fazer um curso superior de altíssima qualidade sem sair da cidade. Isso traz inúmeros benefícios, como o aumento do nível educacional de sua população e a  qualificação de mão de obra local”, afirma a profissional.

O secretário de Educação, Luiz Vieira, marcou presença no evento. Para ele, a colação representa uma grande conquista. “São vinte e nove profissionais formados por uma universidade de renome, que é a UFPA. Isso enriquece muito o nosso município”, afirma o gestor, sinalizado a possibilidade da implantação de novas turmas. “O município quer continuar com essa parceria. A proposta para a implantação de novas turmas já esta sendo avaliada e, em breve, deverá ser deferida. Tenho o compromisso, que foi recomendado pelo prefeito, de impulsionar a educação, desde a básica até a superior”.

O diretor-adjunto do Instituto de Tecnologia (Itec) da UFPA, Hito Braga de Moraes, na ocasião representando o reitor da instituição, Emanoel Tourinho, concedeu a outorga de grau aos formandos. Em seu discurso, ele parabenizou os alunos pela conquista e à prefeitura pela iniciativa. “A solenidade de colação de grau é um momento ímpar. Estão todos de parabéns! Quem também está de parabéns é a Prefeitura de Parauapebas, que idealizou essa parceria com a UFPA para tornar este sonho em realidade”.

A UFPA mantinha até ano passado, por meio de contrato celebrado com a Prefeitura de Parauapebas, uma turma de Direito (a terceira no município), uma de Engenharia Civil (a terceira) e uma de Engenharia Mecânica (a primeira), esta a qual deverá colar grau no próximo mês.

Compartilhe essa notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Tags

Veja também

Fechar Menu