Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Parauapebas: Gestores da Semed participam da 1ª Jornada Formativa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Com o objetivo de instrumentalizar os gestores escolares da rede municipal para as tomadas de decisão no cotidiano escolar e o reconhecimento da dimensão do papel que ocupam no cenário educacional local e nacional, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza a primeira etapa da 1ª Jornada Formativa: Práticas de Gestão, que teve início na terça-feira (17) e vai até hoje (19), no auditório da Prefeitura Municipal.
A abertura do evento, nesta terça-feira, contou com a presença da secretária municipal de Educação, Juliana de Souza; do secretário-adjunto, Rui Santos Amorim; e da diretora pedagógica, Tereza Cristina. Eles recepcionaram mais de 40 gestores e falaram sobre a importância da formação para a melhoria da educação.

Segundo Veronice Coelho, pedagoga e formadora de gestores da Semed, durante os três dias, os gestores participarão de calorosas discursões sobre o eixo central da formação, que é o papel que cada um ocupa no cenário educacional. “Eles [os gestores] precisam, sem exceção, reconhecer a dimensão de seus papéis frente às diferentes dimensões da gestão escolar, além de identificar algumas diferenças sutis, como a de ser administrador e ser gestor”, explica Veronice.


Jornada Formativa foi aprovada pelos Gestores da SEMED
Jornada Formativa foi aprovada pelos Gestores da SEMED

A diretora da Escola Terezinha de Jesus, Lidiane Ferreira Ramos, embora possua três cursos superiores (Pedagogia, Teologia e Direito), reconhece a necessidade da formação para tornar-se líder. “A formação, além de orientar sobre nossas práticas, traz informações adicionais sobre a rede. Nesse espaço, trocamos experiências e reconhecemos, ainda mais, o quanto nosso papel é importante e exige responsabilidade”, destaca.

QUALIDADE

“Educação de qualidade se faz com a junção de muitos fatores. Um deles é a formação, a preparação de nossos educadores e gestores para uma atuação eficiente e eficaz no dia a dia da escola. Nós a realizamos com propósitos claros, objetivos e metas. E todas as ações sempre convergem para a melhoria da aprendizagem de nossos alunos, que é a grande meta do governo municipal”. Com esse comentário, a secretária de Educação, Juliana de Souza, sintetizou e arrematou a proposta do evento.

Ela fez questão, também, de frisar que o trabalho desenvolvido pela educação se dá em equipe e que cada um é protagonista dessa história. “E isso independe da função que nosso profissional desempenhe ou o local onde atue. Ele é agente ativo dessa história que estamos ajudando a construir.”

MAIS ENVOLVIDOS

A 1ª Jornada Formativa conta ainda com a contribuição de responsáveis por departamentos na Semed. Durante o encontro, chefes de setores apresentam aos gestores ações desenvolvidas por cada equipe e tiram dúvidas sobre os procedimentos adotados em seus departamentos, além de se colocarem à disposição para a resolução de problemas relativos à educação.

No primeiro dia, o Departamento de Inspeção e Documentação Escolar (Dide) e o Setor de Estatística deram sua contribuição. Ainda assim, até o final da programação, a Divisão de Merenda e os Departamentos de Pessoal e de Lotação vão apresentar seus trabalhos. Na próxima semana, nos dias 24, 25 e 26, ocorre a segunda etapa da jornada, desta vez voltada a gestores das Unidades de Educação Infantil (UEIs) e do Campo.

Reportagem: Messania Cardoso / Fotos: Irisvelton Silva

Publicidade

Veja
Também