Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Parauapebas implanta serviço de emissão de carteira de trabalho informatizada

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Os trabalhadores de Parauapebas já podem contar com um novo benefício: a carteira de trabalho informatizada. Fruto de uma parceria entre Prefeitura de Parauapebas e Ministério do Trabalho, o documento é disponibilizado pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Além da segurança, a informatização facilita a identificação dos trabalhadores por meio de uma base única de dados. Em caso de extravio do documento, o trabalhador poderá pedir uma nova via em qualquer posto do Ministério do Trabalho e Emprego, em qualquer unidade da federação.

O lançamento da modernização do serviço foi realizada nesta terça-feira (03), às 10h, na sede do SAC, localizado na Praça da Cidadania, bairro Rio verde. O superintendente regional do Trabalho e Emprego no Pará, Odair Corrêa, participou da cerimônia, parabenizou a iniciativa e falou da importância da modernização: “em breve será lançado pelo Governo Federal o Cartão do Trabalhador e as prefeituras que já tiverem implantado a carteira de trabalho informatizada terão prioridade na migração”, disse.


Para a Coordenadora do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), Carmen Ruth Carume, essa é mais uma conquista, um benefício aos cidadãos. “O Sac está em um novo nível, evoluindo a cada serviço prestado para cumprir nossa missão que é promover a cidadania”, disse. Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social, Leudicy Leão, já no ano que vem o SAC irá oferecer a carteira de identidade informatizada. “O cidadão sairá com ela na hora. Tudo que existir de mais moderno a nível de Estado e de Brasil, nós traremos para Parauapebas”, informou.

O prefeito Valmir Mariano destacou a importância do trabalho para o desenvolvimento do município “O crescimento acelerado da nossa cidade nos impõe um grande desafio e uma enorme responsabilidade. Precisamos conduzir o município a um lugar de destaque no Pará. É através do trabalho que estamos fazendo isso e buscaremos novas alternativas econômicas para a região”, garantiu o prefeito.

A nova carteira de trabalho informatizada protege as informações relacionadas à qualificação civil e identificação profissional do trabalhador. Além disso, todas as informações pessoais e a fotografia são impressas na carteira no momento da emissão. A carteira é mais segura contra fraudes no Seguro –Desemprego, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e benefícios previdenciários.

Reportagem: Diego Pajeú / Foto: Anderson Souza

Publicidade

Veja
Também