Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Parauapebas: JIPs 2013 encerram e campeões são premiados

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Emoção e muita adrenalina marcaram os jogos finais e a premiação das categorias pré-mirim e mirim dos Jogos Interescolares de Parauapebas (JIPs) 2013, ocorrida na última segunda-feira (28), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Laura. Centenas de expectadores, entre amigos, familiares e comunidade escolar, compareceram para prestigiar os pequenos atletas, com idade entre 8 e 11 anos. E os mirins não decepcionaram: deram o melhor de si e conquistaram aplausos e gritos de incentivo, além de muitas medalhas e troféus. Ouro, prata e bronze reluziram em seus pescoços, só não brilharam mais que os sorrisos de quem os carregava.


Uma das escolas destaque no evento foi a municipal Jean Piaget. Ela conquistou as medalhas de ouro e, é claro, os troféus de 1º lugar nas modalidades mini-handebol e handebol feminino, das categorias pré-mirim e mirim, respectivamente.

A aluna Rayssa Cunha, 9 anos, é uma das campeãs do mini-handebol, categoria pré-mirim, da Jean Piaget. Para ela, os JIPs trouxeram muitas novidades, entre as quais o trabalho em equipe e as novas amizades. “Conheci muita gente de outras escolas e aprendi sobre a importância de respeitar ainda mais os colegas. Senti uma sensação nova: a de ser campeã. Estou muito feliz por ter ajudado meu time a conquistar essa vitória”, ressalta a aluna-atleta, orgulhosa.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Domingos Cardoso também levou troféu de 1º lugar no handebol, só que masculino. O aluno Nadson Vinícius, do 5º ano, diz que o time teve de se dedicar bastante para alcançar essa conquista. “Treinamos muito, mas o incentivo e o trabalho da professora de educação física foram decisivos e o nosso maior trunfo”, comemora.

A professora dele, Sara Oliveira Martins, assegura que a responsabilidade e a dedicação dos pequenos fizeram toda a diferença nos treinos e no resultado. “Assíduos, pontuais e sempre prontos para encarar os desafios. Eles realmente fizeram por merecer o 1º lugar”, enfatiza Sara.

BALANÇO

No geral, as escolas da rede municipal ficaram com todos os primeiros lugares disputados nas seis modalidades e com quatro segundos lugares, o que evidencia os investimentos da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na formação de professores e nos resultados a serem alcançados pelos estudantes.

REGRAS DO JOGO

Competição escolar ensina valores e instiga exercício da cidadania

A coordenadora de Educação Física dos 1º e 2º ciclos da Semed e uma das organizadoras dos Jogos Interescolares de Parauapebas, professora Simone Moraes, lembra que o principal objetivo da competição é promover a integração dos alunos do município e desenvolver neles espírito crítico para o esporte e hábitos de vida saudáveis. Os jogos são, em suma, um dispositivo lúdico-esportivo por meio do qual os estudantes são levados a praticar cidadania.

“Além de atividade recreativa, os jogos interescolares são, para os alunos, uma atividade educativa. Eles aprendem sobre regras, disciplina, trabalho em equipe e, acima de tudo, desenvolvem hábitos de vida saudável”, relata a educadora.

O secretário-adjunto de Educação, Rui Santos Amorim, e o secretário municipal de Esporte e Lazer, Marcel Nogueira, também fizeram questão de participar do evento. Durante a cerimônia de premiação, os dois parabenizaram os atletas mirins pelo desempenho e enalteceram tais atividades para crianças e adolescentes.

“Democratização do respeito mútuo, honestidade e dignidade são premissas importantes para a formação da cidadania, e os JIPs contribuem para essa formação”, explicou Rui Santos, ao denotar a importância dos jogos na vida dos educandos.

Para que os jogos ocorram com segurança, de forma saudável e com qualidade, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) conta com o apoio das secretarias de Esporte e Lazer (Semel) e de Saúde (Semsa), além do apoio da Polícia Militar. Ao todo, são mais de 200 pessoas envolvidas na organização do evento estudantil.

PRÓXIMOS JOGOS
Os confrontos das categorias A e B, modalidades de handebol e futsal, masculino e feminino, terão continuidade nas próximas quinta e sexta-feira, das 7 às 18 horas, no Ginásio Poliesportivo. Já a semifinal e a final ocorrem nos dias 9 e 10 de novembro, nas escolas Chico Mendes e Terezinha de Jesus, além do ginásio.

Lista dos premiados por modalidades e categorias

PRÉ-MIRIM
Mini-handebol Feminino
1º Escola Jean Piaget
2º Escola João Prudêncio de Brito
3º Colégio Fênix

Futsal Masculino
1º Escola Benedito Monteiro
2º Escola Carlos Henrique
3º Escola Jean Piaget

MIRIM
Futsal Masculino
1º Escola Chico Mendes
2º Escola Carlos Henrique
3º Escola Cecília Meireles

Futsal Feminino
1º Escola João Prudêncio
2º Escola Eunice Moreira
3º Escola Josias Leão

Handebol Masculino
1º Escola Domingos Cardoso
2º Colégio Conexão
3º Escola Jean Piaget

Handebol Feminino
1º Escola Jean Piaget
2º Colégio Fênix
3º Escola Paulo Fonteles

Publicidade

Veja
Também