Devido à pandemia, a Secretaria Municipal de Educação de Parauapebas (Semed) teve de inovar durante a Jornada Pedagógica 2021. O evento, que antecede o início das atividades letivas na rede municipal de ensino, se realiza online pelo canal da instituição no Youtube e conta com cerca de dois mil educadores participantes e milhares de visualizações.
A Jornada iniciou dia 26 e segue até amanhã. O tema “Ensino híbrido e a nova sala de aula”, tem como objetivo preparar os educares para esse novo desafio do ensino híbrido, que em breve deverá fazer parte da realidade da educação municipal de Parauapebas.
Segundo o secretário de Educação, José Leal Nunes, a Jornada é “um momento importante de formação continuada, de capacitação, que busca preparar os educadores para iniciar o ano letivo como mais conhecimento e motivação”. Para ele o resultado alcançado até o momento com certeza trará ganhos para a qualidade do ensino.
Durante os dois primeiros dias, a programação contou com palestras como “Ensino híbrido e a reinvenção do professor”, ministrada por Geraldo Peçanha; “Ensino remoto e o ensino híbrido”, por Júlio César Furtado; “Gestão para a qualidade do Ensino”, com Francisco Herbert Lima. Todos os palestrantes são professores doutores renomados e com expertise no assunto. Outras palestras, oficinas e treinamentos também integram a programação da Jornada.
Luciana Duarte é professora da Unidade Educacional Jonas Pereira de Melo. Ela é surda e devido à acessibilidade pôde assistir toda a programação, que contou com intérprete de Libras. “Quero agradecer a Semed por ter pensado em contemplar a todos. Gostei muito das palestras, das novidades trazidas pelos palestrantes. Isso vai ajudar muito minhas práticas”, agradece a educadora.
Hoje, dia 28, se realizam as reuniões administrativas. A programação será encerrada amanhã com o planejamento didático, deixando assim tudo preparado para receber os alunos na próxima segunda-feira, 1º de fevereiro, data do início das atividades letivas.
Devido os protocolos de segurança adotados por causa da Covid-19, as aulas continuarão de forma remota. Contudo, segundo o diretor pedagógico da Semed, Edson de Oliveira, a Semed já está se preparando para o ensino híbrido. “Nós retornaremos ainda com as aulas não presenciais, mas já utilizando uma nova plataforma, que é uma ferramenta tecnológica muito rica que irá fazer a diferença no ensino e será mantida com o ensino híbrido”, afirma.