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Parauapebas: Pro Paz Cidadania realiza mais de 4 mil atendimentos em três dias

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Com o apoio de cerca de 100 servidores públicos municipais cedidos pela Prefeitura de Parauapebas, além do trabalho voluntário de instituições da cidade, a Caravana Pro Paz Cidadania, do Governo do Estado, procedeu a mais de 4 mil atendimentos de emissão de documentos no sábado, no domingo e nesta segunda-feira (22), nas instalações da antiga Câmara Municipal, Bairro Cidade Nova.

Os serviços oferecidos à população nestes três dias foram emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho, certidão de nascimento, CPF, cartão do SUS, fotografias para documentos, orientações jurídicas, divórcio, corte de cabelo, avaliação nutricionista, aferição de pressão arterial, exames de glicose, consulta médica, entre outros serviços.


De acordo com o coordenador do Programa Pro Paz, Vagno Ramos da Silva, no primeiro dia da operação cidadania foram feitos 1.387 atendimentos (sendo 636 RGs, 305 fotografias para documentos, 190 CPFs, 171 carteiras de trabalho, 21 certidões de nascimento e 64 orientações jurídicas); no domingo, 1.580 (652 RGs, 289 CPFs, 292 fotografias, 220 carteiras de trabalho, 96 atendimentos jurídicos e 31 certidões de nascimento); e nesta segunda-feira, último dia, foram feitos 1.060 atendimentos (sendo 286 carteiras de identidade, 253 fotografias, 230 CTPSs, 198 CPFs, 53 atendimentos jurídicos e 40 certidões de nascimento). Não estão contabilizados aí os serviços executados pelos órgãos municipais.

A prefeitura disponibilizou durante os três dias da operação servidores das secretarias municipais de Assistência Social (Semas), de Saúde (Semsa) e da Mulher (Semmu); Gabinete do Prefeito, Serviço de Atendimento ao Cidadão, Coordenadoria Municipal da Juventude e Departamento de Relação com a Comunidade, além de apoio logístico de hospedagem, alimentação e transporte para 45 pessoas que fazem parte da Caravana Pro Paz Cidadania.

No início da tarde desta segunda-feira (22), o chefe de gabinete José Omar Arrais, representando o prefeito Valmir Mariano, esteve no local da emissão de documentos e prestação de serviços, e, em nome do prefeito, agradeceu à equipe responsável pelo trabalho, conversou com servidores e com usuários dos serviços oferecidos.

“O prefeito Valmir Mariano tem uma grande preocupação com as pessoas que não dispõem de todos os documentos pessoais, e por isso disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que oferece emissão de documentos e orientações para obtenção de emprego”, destacou José Omar.

Satisfação
Era visível a satisfação no rosto das pessoas no momento em que recebiam o documento. Leonardo Henrique Silva, 18 anos, que procurou o mutirão para tirar a segunda via da carteira de identidade, disse que precisava do documento para prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e tentar conseguir vaga em um curso superior, “pois pretendo ser engenheiro civil”, contou.

Nascida no Maranhão e moradora de Parauapebas desde pequena, a estudante Fernanda Silvestre, 14 anos, aproveitou a ação para garantir o CPF. “Daqui a pouco vou ter idade para trabalhar e é bom já ter a documentação completa. Eu já tinha tentado tirar, mas nunca consegui, e aqui foi rápido e fácil”, comemorou.

Já o pedreiro Riquecharde Alves, de 28 anos, que trabalha em uma empresa privada localizada na Serra dos Carajás, disse que tinha muita dificuldade para obter a segunda via da certidão de nascimento – a primeira está rasurada – por falta de tempo. “Cuidar dessas coisas é muito difícil pra gente, que trabalha o dia inteiro na Serra e já chega à sede da cidade à noite, quando é impossível resolver esse tipo de problema”, observou o pedreiro.

Reportagem: Waldyr Silva / Foto: Irisvelton Silva

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