Parauapebas receberá assessoria do Itaú Social para implementação do Plano Estratégico da Educação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Na busca de melhorar cada vez mais a educação municipal e construir uma educação de excelência, a Secretaria Municipal de Educação de Parauapebas (Semed) aderiu no início de 2021, por meio do seu Departamento de Projetos e Convênios, ao Programa Melhoria da Educação do Itaú Social, junto com mais 127 municípios do país.

A Melhoria da Educação tem como foco o fortalecimento das secretarias municipais de Educação em sua capacidade para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade aos estudantes, por meio da realização de processo formativo de Planejamento Estratégico, para que seja possível identificar as áreas em que são necessárias mais intervenções para a garantia da aprendizagem dos alunos.


Graças ao empenho, responsabilidade e seriedade da equipe administrativa e pedagógica envolvida na iniciativa, o município conseguiu avançar por várias etapas, construir seu Plano Estratégico e ser selecionado para participar da quarta fase do programa, fase em que apenas sete municípios e seis iniciativas de colaboração intermunicipal foram contemplados em todo o Brasil.

“Nesta etapa, acontece a implementação inicial do Plano Estratégico, momento em que serão realizadas ações de aproximação e combinados de planejamento e de formação para a implementação inicial das tecnologias educacionais. Depois, terá uma pactuação técnica para a consolidação dos trabalhos nestes 4 anos”, destaca a coordenadora do plano no município, Leila Lobato.

Leila também aponta que se trata do primeiro Plano Estratégico da Semed e que nele “foram definidos 3 objetivos estratégicos, 9 estratégias, 22 metas e 93 ações para o período de 2021 a 2024, sob a orientação do Itaú Social. Para a implementação do documento, foi constituído um comitê que desenvolverá todas as ações”.

Segundo o secretário de Educação, Leal Nunes, a participação do município no programa vai agregar muito. “A educação municipal avançou bastante durante a pandemia, mas ainda podemos melhorar, e esta assessoria trará contribuições relevantes para nossa rede de ensino, considerando principalmente a competência da equipe que temos. E no final, alcançaremos o nosso maior objetivo: garantir uma educação com mais qualidade para nossos estudantes”, destaca o gestor.

veja também