Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Parauapebas receberá projeto inédito de suinocultura

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Técnicos da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror) estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (7) para discutir projetos para implementar o processo de produção do homem do campo em Parauapebas. Além de dar vida nova a antigos projetos, a Sempror pretende diversificar a produção no município.

De acordo com o técnico agrícola Gilberto Vieira, a secretaria pretende avaliar a viabilidade do Sistema Intensivo de Suínos Criados ao Ar Livre, o Siscal, inédito na região, mas muito conhecido em países da Europa e estados do sul do Brasil. O projeto, que ainda passará pelo Centro Tecnológico da Agricultura Familiar (Cetaf), poderá ser uma alternativa para comercialização de suínos em outros países.


“Duas vantagens desse sistema são bem peculiares: o baixo valor de investimento na implantação, bem como na manutenção. Sem falar nos benefícios ambientais como redução do uso de água e maior cuidado com o bem estar do animal, exigências valorizadas no mercado exterior”, destaca.

Além de novas matrizes no campo, o gestor da Sempror, Eurival Martins Carvalho, está disposto a implementar áreas com produção ainda pouco significativas, tudo isso, de forma democrática e contando sempre com o pequeno produtor. “Queremos promover debates com os produtores e incentivar algumas áreas que ainda são muito tímidas, mas que possuem muito potencial, como a fruticultura e a produção de leite”, ressaltou.

Reportagem: Anderson George

Publicidade

Veja
Também