Parauapebas sedia 2º Seminário de Consolidação do Plano de Mineração do Pará

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Promovido pela Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Pará (Seicom), com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden), o 2º Seminário de Consolidação do Plano de Mineração do Pará foi realizado nesta terça-feira, 26, no auditório da Prefeitura de Parauapebas.

A consolidação do plano ocorre após diversas atividades abrangendo oficinas temáticas, reuniões, estudos e relatórios, ações realizadas desde 2012. No evento, a secretária a adjunta da Seicom, Maria Amélia, apresentou os resultados das 13 oficinas para a elaboração do projeto e o cenário atual da atividade mineral no Estado, considerado o segundo maior minerador do Brasil, destacando a importância do seminário para consolidação das ações.


O evento contou com a participação do prefeito Valmir Mariano, do prefeito de Eldorado dos Carajás, Divino Campos, secretário de Desenvolvimento de Parauapebas, Heleno Costa, Gerente executivo do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Ronaldo Lima e representantes da mineradora Vale, entre outros.

O prefeito Valmir Mariano ressaltou que é preciso ter parâmetros para a exploração do minério. “Aqui temos a maior mina de ferro a céu aberto do mundo, mas terá validade. Uma das grandes preocupações do nosso governo é criar outras alternativas econômicas. Temos que evoluir neste processo, trabalhar a tecnologia e inteligência na região”, disse o prefeito.

Dentre as finalidades do Plano Estadual de Mineração está à expansão dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de base mineral, fortalecer e dinamizar as cadeias produtivas do setor mineral no Estado, no segmento de gemas e joias e definir normas para o setor nas unidades de conservação no estado.

Parauapebas foi o segundo município a sediar o seminário que ainda acontecerá em outras cidades. O lançamento do plano está previsto para Dezembro.

Reportagem: Liliane Diniz / Foto: Anderson Souza

Publicidade

veja também