Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Parauapebas tem quase 150 mil eleitores aptos para as eleições 2016

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Cartório Eleitoral de Parauapebas concluiu os dados sobre o número total de eleitores que estão aptos a votar nas eleições municipais deste ano no município e em Canaã dos Carajás. Segundo os dados do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE), 149.582 eleitores estão aptos a votar em Parauapebas na 75ª e 106ª zonas eleitorais; e 39.833 em Canaã dos Carajás, que é atendido pela 75ª Zona.

Em Parauapebas e Canaã, a votação será pelo sistema de identificação biométrica. O cadastramento para o sistema encerrou no dia 19 de dezembro do ano passado. O eleitor que não fez o cadastramento até o dia 5 de maio, quando encerrou o prazo para tirar novos títulos, fazer transferências de domicílio eleitoral e regularizar situações pendentes com a Justiça Eleitoral, teve o titulo suspenso ou cancelado.


As eleições municipais deste ano, para a escolha de prefeitos e vereadores, acontecem no dia 2 de outubro. Em Parauapebas, a 75ª Zona Eleitoral conta com 176 seções, que irão funcionar em 16 locais; e a 106ª, criada em dezembro do ano passado, tem 269 seções, que irão funcionar em 26 locais.

Em Canaã dos Carajás, a 75ª Zona Eleitoral conta com 114 seções, que irão funcionar em 17 locais da zona urbana e rural do município. Segundo a justiça eleitoral, Parauapebas e Canaã tiveram crescimento expressivo do eleitorado nos últimos anos, chegando a mais de 100% no caso de Parauapebas.

Mas, o cancelamento de títulos também revela que o município teve retração no eleitorado do ano passado para cá. Isso porque muita gente se mudou devido à crise econômica, que afetou diretamente a oferta de emprego no município, um dos principais geradores de postos de trabalho do Estado por conta dos projetos minerais.

Reportagem: Tina Santos / Grupo Correio de Comunicação

Publicidade

Veja
Também