Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Parauapebenses apreciam a superlua

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A noite da última segunda-feira foi especial em vários lugares do mundo, e em Parauapebas, sudeste do Pará, não foi diferente. Várias pessoas aproveitaram a noite calma, na véspera de feriado e focaram seus olhares para o céu, onde na oportunidade, puderam contemplar um espetáculo da natureza.

O céu foi iluminado pela maior Superlua desde 1948. O fenômeno ocorre quando o perigeu da Lua – ponto da órbita mais próximo da Terra – coincide com a Lua Cheia.
A Lua atingiu o perigeu às 9h22 (horário de Brasília) e ficou cheia às 11h52.


Segundo especialistas, uma Superlua costuma ser 14% maior e 30% mais luminosa do que a Lua Cheia em seu apogeu – ponto da órbita mais distante da Terra.

Segundo o astrônomo Cássio Barbosa, colunista do G1, a distância do perigeu desta segunda-feira foi de 356.511 km, menor distância entre a Terra e uma Lua Cheia desde 26 de janeiro de 1948.

A próxima ocasião em que a Lua Cheia estará tão próxima será em 25 de novembro de 2034. Mas a Superlua do século, segundo Barbosa, ocorrerá em 2052, quando a distância do perigeu será de 356.424 km.

Confira algumas fotos registradas em Parauapebas pelos fotógrafos Josean Brito (Chocolate), Jader Luis, Déo Martins e Anderson Souza:

Publicidade

Veja
Também