Parazão 2022 será lançado em Belém com apresentação do mascote da competição

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Com novidades em relação à última edição, como apresentação do mascote e transmissão dos jogos para todo o País, o Campeonato Paraense de Futebol – Parazão Banpará 2022 – será lançado em Belém na próxima segunda-feira (24), as 19 h, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas. O evento será transmitido ao vivo pela TV e Portal Cultura, e contará com a presença do governador Helder Barbalho.

No evento será assinado o contrato de cessão de direitos de transmissão dos jogos entre a Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) e a Federação Paraense de Futebol (FPF), além da formalização do naming rights (direito sobre a propriedade de nomes) da competição, entre o Banco do Estado do Pará (Banpará) e a FPF.


Nesta edição, de número 110, o campeonato terá a participação dos 12 times que compõem a série A do Parazão Banpará: Águia de Marabá, Amazônia Independente, Paragominas, Paysandu, Bragantino, Itupiranga, Tapajós, Tuna Luso, Caeté, Castanhal, Independente Tucuruí e Clube do Remo.

O evento inclui a apresentação ao público do mascote do campeonato – um piracucu -, que representa a força e a resistência da cultura paraense. A opção pelo gigante dos rios da Amazônia também alerta para o risco de extinção que a espécie corre por conta da pesca predatória. O público deverá acessar o Portal Cultura e sugerir um ou mais nomes para o mascote. As três sugestões mais criativas serão disponibilizadas para votação.

Desde 2009, a TV Cultura do Pará detém a exclusividade de exibição dos jogos do Campeonato. Este ano, o Parazão Banpará ampliou a transmissão dos jogos com a entrada da TV Educativa da Bahia, que alcança mais de 10 milhões de telespectadores. Ela se junta à Rede Meio Norte do Piauí e à TV Brasil, levando o campeonato estadual para todo o País em TV aberta e fechada.

O Campeonato mantém a tradição, que começou em 2020, com o emblema oficial da competição, o patch, aplicado em todas as camisas dos participantes da temporada. Outro destaque é a imagem de um dos mais importantes símbolos do Parazão Banpará – a taça Estrela do Norte -, que foi moldada seguindo os traços da cultura marajoara, com alças inspiradas na logo do Banpará, carregando linhas que circundam o troféu e representam os cinco valores essenciais do esporte: compromisso, esforço, perseverança, humildade e respeito.

O primeiro jogo do Parazão Banpará 2022 será no dia 26 de janeiro (quarta-feira), e a final está prevista para ocorrer no dia 3 de abril, de acordo com o calendário elaborado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que antecipou os torneios nacionais, já que este ano tem Copa do Mundo.

Na rodada de abertura, o Paysandu, campeão da última competição, joga em casa contra o Bragantino. O Amazônia Independente, que conquistou o título da série B, estreia na elite do campeonato jogando contra o Clube do Remo. A Tuna Luso, vice-campeã de 2021, enfrenta o Águia de Marabá fora de Belém. O único e tão aguardado clássico RexPa da primeira fase será realizado na penúltima rodada.

veja também