Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Parque Zoobotânico de Carajás recebeu mais de 156 mil visitantes em 2017

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Espaço é local de conservação e possui espécies ameaçadas de extinção

Em 2017, 156,5 mil pessoas vivenciaram a experiência de conhecer um pedacinho da Floresta Amazônica, visitando o Parque Zoobotânico Vale (PZV). O espaço está localizado no coração da Floresta Nacional de Carajás, Unidade de Conservação Federal, fiscalizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio da Vale. Trata-se de uma área de 30 hectares, abrigando aproximadamente 70% da sua infraestrutura de floresta nativa.


A visitação do parque entre os anos de 2011 a 2016 ultrapassou o número de 735 mil pessoas. Esses números mostram que o PZV continua como um dos principais atrativos da cidade de Parauapebas e região. Outro resultado foi a Certificação de Excelência do site Trip Advisor, fruto das frequentes avaliações positivas feitas por visitantes. A página, que reúne informações e opiniões de turistas sobre locais e estabelecimentos abertos ao público, é uma importante ferramenta para viajantes que buscam sugestões, análises e até fotos de passeios.

Para receber e encantar este grande público, o parque vem recebendo diversas melhorias. Depois da ampliação do estacionamento, em 2016, o local passou por uma série de mudanças no ano passado. O Orquidário, que antes só podia ser acessado com o acompanhamento de um guia, ganhou estrutura de vidraças e hoje pode ser visitado pelo público, sem restrição. Novos quiosques foram instalados em área de sombreamento natural, para facilitar o lazer das famílias. Além disso, o recinto das onças pintadas (uma das principais atrações) ficou ainda melhor, graças à cobertura e às paredes de vidro instaladas para melhorar o conforto dos visitantes.

O veterinário do PZV, André Mourão, lembra também do reforço no plantel de animais, que recebeu mais exemplares de macacos-aranha-cara-vermelha e macaco-cuxiú, e aves como uiraçu-falso e corujas murucututu. “E este ano taremos mais novidades, como o novo recinto de aves que estamos instalando. O objetivo é proporcionar uma experiência diferenciada ao visitante. Temos um espaço de conservação, por si só, muito especial pelo fato de estar localizado em plena Floresta Nacional de Carajás. E isso faz toda a diferença”, destaca André.

Horário de funcionamento do PZV

O Parque Zoobotânico Vale funciona todos os dias da semana, de 10h às 16h. O plantel é constituído de 273 animais, com destaque para as espécies de aves e mamíferos. O parque é um local de conservação e possui espécies ameadas de extinção, como o Harpia (gavião-real), onça pintada, suçuarana, macaco-aranha-da-testa-branca, macaco-aranha-da-cara-vermelha e o macaco cuxiú.

Publicidade

Veja
Também