Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Parque Zoobotânico Vale inaugura formigueiro em programação do mês das crianças

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Uma programação especial para o mês das crianças foi promovida pelo Parque Zoobotânico Vale, em Parauapebas, neste domingo, 27 de outubro, em parceria com o ICMBio e a prefeitura municipal. O total de 2.480 pessoas aproveitou o dia de lazer e muita diversão com oficinas educativas, visitas guiadas pelos recintos e apresentações culturais do grupo Retumbá e do projeto Pipa. Ponto alto foi a abertura de um novo recinto no Centro de Visitantes do Zoobotânico: o Formigueiro.

No espaço, é possível conferir como é um formigueiro por debaixo da terra e descobrir por que as formigas são consideradas um dos animais com mais alto grau de organização. No dia a dia das formigas há papéis e trabalho bem definidos para cada uma na comunidade sejam operárias, soldados e a rainha. As formigas têm grande importância na natureza, elas são responsáveis por fertilizar e aerar o solo e auxiliam na polinização das plantas, na dispersão de sementes e na eliminação de carcaças e pragas.


Para Nonata Canto, o formigueiro foi um aprendizado para ela e para o filho. “Achei muito legal, porque temos no quintal de casa, mas não temos noção de como funciona. A sensação é de dar mais valor aos animais, e a elas que são trabalhadeiras. Meu filho ficou maravilhado, vendo coincidentemente uma coisa que estava ouvindo em sala de aula, que foi o conto da formiga e da cigarra”, contou ela.

O novo espaço passa a integrar as atrações do Parque Zoobotânico Vale, com o objetivo de contribuir com a educação ambiental das pessoas para a necessidade de conservação e respeito ao meio ambiente.

Dona Maria do Socorro Silva veio da Vila Carimã, em Marabá, com a filha e os dois netos e descreveu o dia no Parque, como um momento do amor entre pais, filhos, avós e amigos. “Hoje é muito importante quando você vê a mãe andar com os filhos, o avô estar com os netos. Então, aqui a gente vê crianças, jovens, pessoas da terceira idade e aquela comunhão, interação e ainda com pessoas de vários lugares. É ótimo, um clima muito gostoso”.

Horário de funcionamento do PZV

O Parque Zoobotânico Vale está dentro de Unidade de Conservação, fiscalizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio da Vale. Nos últimos 10 anos, o parque recebeu mais de 1.170 milhão de visitantes.

O espaço é um local de conservação e possui espécies ameaçadas de extinção, como a Harpia (gavião-real), onça pintada, suçuarana, macaco aranha da testa branca, macaco aranha da cara vermelha e o macaco cuxiú.

O PZV está aberto à visitação todos os dias da semana, de 10h às 16h, e conta com plantel de aproximadamente 270 animais, com destaque para as espécies de aves e mamíferos da fauna amazônica.

Publicidade

Veja
Também