Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Partidos definem candidatos ao governo do Estado nesta sexta

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Três partidos políticos fazem hoje (27) em Belém suas convenções, para deliberar e tornar oficial os candidatos que concorrem nestas eleições ao cargo de governador, vice-governador, senador, deputado federal e estadual. O Partido Progressista (PP) faz sua convenção na Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), na Cidade Velha, das 8h às 14h.

Segundo o presidente do partido no Estado, Gerson Peres, a convenção vai deliberar sobre a coligação com o PSDB, que traz o governador Simão Jatene como candidato à reeleição. Para o Senado, o PP apresenta Jefferson Lima. A convenção vai escolher ainda os condidatos que devem concorrer aos cargos de deputados estadual e federal.


O Partido Popular Socialista (PPS) também faz hoje sua convenção, na Câmara Municipal de Belém, no bairro do Marco, das 15h às 22h. A expectativa é reunir mais de 400 pessoas, entre filiados e simpatizantes. Secretário executivo do Diretório Estadual do PPS, Francisco Potiguara afirma que há no partido o indicativo de apoiar a reeleição do governador Simão Jatene e a candidatura ao Senado do vice-governador Helenilson Pontes (PSD). Potiguara também informa que o PPS apresenta na convenção chapa com 54 nomes a deputado estadual, com representação em todas as regiões do Pará.Das 13h às 19h, acontece a convenção do Partido Verde (PV), na sua sede, localizada na travessa Castelo Branco, 1.208, no bairro de São Brás. Segundo José Carlos Lima, presidente estadual do PV, o partido tem como indicativo apresentar candidaturas próprias. Ao governo do Estado, o candidato verde é José Carlos Lima. Para senador, há dois pré-candidatos: Anivaldo Savanas, que é atualmente presidente da Câmara Municipal de Tucumã, no sudeste do Pará, e Simão Vendalham, professor de marketing político.

CALENDÁRIO
O calendário de convenções partidárias prossegue até o dia 30 deste mês, quando acaba o prazo definido pela Legislação eleitoral para a definição das candidaturas. O PSDB reúne seus filiados no dia 30, no Sesi da Almirante Barroso, a partir das 14h. O candidato a vice-governador na chapa de Simão Jatene será o deputado federal Zequinha Marinho (PSC), cuja convenção está marcada para amanhã, a partir das 13h, no Hangar. A coligação pela reeleição de Simão Jatene contará também com PSD, PSB, PPS, PP, SDD e PRP.

A convenção estadual do PSB está marcada para às 9h do dia 30, na Assembleia Legislativa. O PMN reúne seus filiados no dia 30, no Clube Monte Líbano, na avenida Almirante Barroso, às 19h. O PR se reúne também no dia 30, na sede do partido, na rua dos Mundurucus, 3.630.

Também no dia 30, último dia do prazo, deverá ocorrer a convenção do PTB, partido que poderá trazer o ex-prefeito de Belém, Duciomar Costa, candidato ao governo do Estado.

Já o PMDB realiza sua convenção também no dia 30 de junho, das 9h às 17h, na Escola Superior de Educação Física, na avenida João Paulo II. A convenção do PT será dia 30, na AABB, a partir das 16h.

PTdoB também formaliza apoio a Simão Jatene para o governo do Estado

Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) realizou convenção na quarta-feira, 25, e decidiu apoiar a candidatura à reeleição do governador Simão Jatene. O encontro reuniu perto de duas mil pessoas, entre filiados do PTdoB e representantes dos partidos que compõem a União Suprapartidária Pró Jatene (PSDB, PP, PMN, PTdoB, PTC, PPS, PSD, PRB, PSB, SDD, PSDC e PSC). Também foi oficializada a candidatura do presidente estadual do partido, Zezinho Lima, a deputado estadual.

Simão Jatene esteve pessoalmente no local da convenção, o Clube Recreio, em Ananindeua e acompanhou a declaração formal de apoio, junto com o vice-governador Helenilson Pontes, o prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, o deputado federal Zequinha Marinho, e os deputados estaduais Eliel Faustino, José Megale, Ana Cunha e Pastor Divino. Vereadores e lideranças comunitárias dos municípios da Região Metropolitana de Belém, além de convencionais do PTdoB de todo o Estado também participaram do encontro.

O presidente estadual do PTdoB, Zezinho Lima, considerou o encontro muito produtivo. “Foi um momento importante de ouvir nossas lideranças comunitárias e nossos apoiadores e saber o que esperam para o nosso Estado”, afirmou. Lima ressaltou que o apoio do partido à reeleição do atual governador reflete a satisfação da sociedade com o caminho adotado para o desenvolvimento do Pará e o sentimento de que é preciso continuar avançando seguindo as mesmas diretrizes.

Zezinho Lima afirmou ainda que a aprovação do apoio dada pelos filiados do PTdoB nada mais é do que o reconhecimento do trabalho que vem sendo feito nos últimos anos, que não faz distinção entre municípios ou partido político do prefeito, e que se concretiza também nas grandes obras de integração em curso.

Para Simão Jatene a demonstração de apoio que vem recebendo reflete uma proposta, maior do que qualquer partido ou político, que é a da construção coletiva de um Pará menos desigual e menos pobre e à qual está totalmente integrado e da qual não pode se furtar a participar até pela sua própria trajetória de vida. Trata-se de uma tarefa, afirmou Jatene, que requer a participação de todos. “Os governos e governantes são apenas a ferramenta usada pela população para fazer valer os interesses da sociedade”, disse.

Fonte: ORM News
Foto: TSE

Publicidade

Veja
Também