Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Pebinha de Açúcar ‘bomba’ na região com 100 mil curtidas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

100 mil curtidores! Essa é a marca inédita para fanpage de um veículo de comunicação com sede em Parauapebas e que foi alcançada nesta segunda-feira (5). O feito é do Portal Pebinha de Açúcar, cujo site de notícias completa este mês 10 anos de criação. Mas a história do Pebinha, como é conhecido pelos leitores, vem de muito antes.

Até 2002, Bariloche Silva, proprietário do Pebinha de Açúcar, vivia em Marabá e trabalhava como cobrador de serviços de “Disque Mensagem” na cidade. O pai, o jornalista e pioneiro da comunicação da região Waldyr Silva, insistia para que o filho viesse morar com ele em Parauapebas.


Apesar de relutante no início, Bariloche acabou mudando de cidade e começou a trabalhar no “A Notícia”, jornal impresso de propriedade de Waldyr. No entanto, de acordo com o pai, o garoto só deveria ficar na área até conseguir outro emprego. “Eu nunca quis que ele seguisse essa profissão e sempre lhe alertei: ‘Não caia nessa, isso é muito difícil e não dá dinheiro'”, conta o pai. Mesmo com o fechamento do jornal, Bariloche insistiu na paixão pelo Jornalismo e trabalhou em alguns impressos da cidade, como “O Regional”, de onde saiu a ideia, junto com um amigo, de montar o próprio site, que no início só realizava cobertura de eventos.

O Pebinha de Açúcar passou por vários momentos difíceis, desde problemas de estrutura até falta de equipamentos. “No início, tínhamos apenas uma máquina fotográfica para sete pessoas. Meu sócio deixou o projeto algum tempo depois, mas outros profissionais, que hoje carreira e negócio próprios, passaram pelo Pebinha de Açúcar, como o radialista e humorista Elvis Silva e Pablo Oliveira, proprietário do site Notícias de Parauapebas”, afirma Bariloche.

O próprio Pablo garante que foi Bariloche o maior incentivador para o seu portal. “Sempre procurei me espelhar em bons exemplos. Ele me ajudou com o nome, escolha do programador e layout. O empreendedorismo do Bariloche me motivou durante o tempo em que trabalhamos juntos”, revela.

Empreendedorismo também é a palavra usada pelo pai para descrever Bariloche. “Ele tem essa característica que eu nunca tive e admiro. Tenho orgulho da visão que ele tem para os negócios”, afirma Waldyr. Essa característica é a mesma que levou Bariloche a recentemente fazer transmissões ao vivo de eventos que ocorrem em Parauapebas, uma das novidades dos 10 anos do Portal. “Essas transmissões e vídeos vêm atraindo muitas curtidas. Um dos exemplos é do cantor Açaí, que alcançou mais de 3 milhões de visualizações, além das milhares de pessoas que assistiram aos shows do aniversário de 29 anos de Parauapebas”, relata Bariloche.

Bariloche Silva – Diretor Geral do Portal Pebinha de Açúcar

 

REPERCUSSÃO

Pebinha de Açúcar pauta veículos locais e até nacionais

Notícias divulgadas pelo Pebinha de Açúcar se tornaram virais e acabaram sendo pautas de programas de TV nacionais. Como o caso do político Odilon Rocha, quando este declarou em plenária que o valor pago ao vereador pela Câmara de Parauapebas mal sustenta um parlamentar durante o mês, se ele não for corrupto. “Eu estava na Câmara naquele dia e quando ouvi aquela fala sabia que iria gerar repercussão. Imediatamente, peguei o computador e publiquei na fanpage”, descreve.

Bariloche acredita que seu casamento com Yarla Oliveira marcou definitivamente os rumos do Pebinha de Açúcar. “Decidi abandonar a cobertura de eventos de festas, que geralmente acontecem à noite, depois que me casei. Então, tive de investir em captação de notícias”, justifica. Apesar do baque financeiro que teve após a mudança de atitude, as notícias em primeira mão garantiram o sucesso do portal, que registra mais de 25 mil acessos diários e está no topo como o mais acessado da cidade, de acordo com a ferramenta disponibilizada pelo site Alexa, empresa do Grupo Amazon especialista em análise de tráfego global de dados na internet.

Ao centro, Bariloche Silva e Yarla Oliveira recebem um dos prêmios Mérito Lojista conquistado pelo Pebinha de Açúcar

 

RECONHECIMENTO

Pebinha bate recorde em estatuetas do Mérito Lojista

A popularidade do Portal vem sendo confirmada diversas vezes, por meio de pesquisa feita pelas ruas de Parauapebas. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Parauapebas (CDL), que há 17 anos entrega o troféu “Deusa da Fortuna” a empresas de 70 segmentos diferentes, no tradicional Prêmio Mérito Lojista. “Já conquistamos quatro dessas estatuetas. Acredito que esse apoio que recebemos do cidadão é uma confirmação de que nosso trabalho está no rumo certo”, assegura Bariloche.

Este ano, o Pebinha de Açúcar pode ganhar sua quinta estatueta, pois foi um dos quatro sites indicados na categoria “Melhor site de notícias regionais”.

Para aqueles que pretendem iniciar na área de comunicação com um site de notícias, Bariloche Silva garante que há espaço para todos, desde que haja responsabilidade com o que é publicado. “Colocar um site no ar é a parte mais fácil. Mas é preciso ter cuidado com a informação e uma notícia divulgada de forma errada pode colocar em descrédito todos os profissionais de comunicação”, adverte.

Bariloche, que tem como clientes prefeituras, Governo do Estado e empresas como Partage Shopping e Vale, promete continuar em busca de inovações e de mais 100 mil curtidores. “Pretendo trazer mais novidades ainda para este ano. Quem quiser conferir basta curtir nossa fanpage e acessar o Pebinha de Açúcar”.

Reportagem: Anderson George

Publicidade

Veja
Também