Single Posts
Confirmados
21.805
Single Posts
Recuperados

11.263
Single Posts
Óbitos
155

 Publicidade

Peça da motocicleta Honda Pop tem sido alvo de larápios em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Peça da motocicleta Honda Pop tem sido alvo de larápios em Parauapebas

Um novo atrativo para os larápios que já não levam mais a motocicleta, mas, estão preferindo levar apenas uma peça, que, por ter alto valor no mercado, dá menos trabalho para os gatunos ganharem uma grana.

Trata-se da ECM. De fácil remoção, por ser apenas encaixada, a peça tem a função de puxar o combustível nas motocicletas com injeção eletrônica.


Uma das vítimas foi Lenivaldo Santos, ele narrou para a equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar que enquanto visitava um amigo, deixou sua motocicleta estacionada e quando decidiu voltar para casa, o veículo não funcionou mais. “Deixei a moto lá e depois levei para a oficina; lá o diagnóstico do mecânico deu que a ECM tinha sido removida”, contou Lenivaldo, dizendo que pelo alto custo que o valor representa para ele, terá que ficar por alguns dias andando a pé.

A Polícia Civil já tem ciência do ocorrido e, de acordo com o delegado Felipe Oliveira, várias ocorrências já foram registradas na 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas, dando conta do furto da citada peça. “A Polícia Civil está investigando para chegar tanto nos autores dos furtos quanto nos possíveis receptadores das peças; devendo os que furtam, responder pelo crime previsto no Artigo 155 do CPB, podendo ficar recluso pelo período de um a quatro anos; enquanto que os receptadores responderam pelo Artigo 180, podendo ficar reclusos por até oito anos”, explica o delegado, orientando a todas as vítimas deste crime que compareçam à delegacia e forneçam o máximo de informações possíveis para que se possa chegar aos autores dos crimes; podendo denunciar ainda pelo Disk Denúncia 181.

Quanto aos donos de oficinas, o delegado orienta que evitem comprar peças sem procedência, pois, podem estar se envolvendo e contribuindo com o ato criminoso.

Gecivaldo Pereira de Sousa é supervisor de empresa revendedora de motocicletas, ele explicou a importância da peça tão cobiçada pelos criminosos; descrevendo-a como uma peça fundamental e indispensável para o funcionamento da moto, pois, recebe todas as informações dos sensores de injeção eletrônica. “Ela é como um módulo do computador; e no caso da ECM, faz a liberação do combustível para o veículo”, explica Gecivaldo, detalhado que agora todas as motocicletas da Honda, atendendo solicitação da legislação ambiental no que tange a redução de poluição através da queima de combustíveis, estão vindo com injeção eletrônica e, consequentemente, com este equipamento, que antes só era usado em motos de médias e altas cilindradas.

A preferência dos ladrões por retirar a citada peça das motos Honda modelo Pop, Gecivaldo explica ser pelo motivo de que se trata de uma motocicleta com pouquíssimas carenagens, o que facilita o “trabalho” na hora de remover.

A procura da peça, ele diz ter sido grande na oficina autorizada da Honda, o que comprova a suspeita de que o ato dos criminosos tem sido frequente. O custo da peça original, conforme mensurado por Gecivaldo, é de R$ 725,00, estando no momento em falta na concessionária de Parauapebas, levando pelo menos 10 dias para chegar após ser feito o pedido da fábrica.

Publicidade

Veja
Também