Nesta semana, o Instituto de Pesquisas Estatísticas do Pará (IPEP), divulgou em Parauapebas mais uma pesquisa eleitoral para o cenário de 2024, através da Data Populi, devidamente registrada na Justiça Eleitoral sob o número PA-02166/2024.
De acordo com dados emitidos pela empresa pesquisadora no TSE, a coleta da pesquisa foi realizada no período de 5 a 8 de setembro, com margem de erro de 2%, nível de confiabilidade de 95%, tendo como amostragem 2.373 entrevistas e como responsável técnico Paulo Germano.
Entre outras perguntas feitas no questionário, a pesquisa Data Populi quis saber dos eleitores a opinião sobre o atual governo do prefeito de Parauapebas, Darci José Lermen (MDB).
O resultado foi o seguinte: 3,4% dos entrevistados respondeu que o governo de Darci é ótimo, enquanto 14,7% disse que o governo é bom. A rejeição de Lermen, que é prefeito da “Capital do Minério” pela quarta vez é gigante, tendo em vista que 22,8% dos eleitores disse que o governo é regular, 17,7% cravou como ruim e 36,2 avaliou a gestão como péssima, sendo que 5,3% não soube ou não opinou.
Apesar de estar meio distante da campanha eleitoral de 2024, o candidato à sucessão de Darci Lermen é Rafael Ribeiro (União Brasil), que atualmente é vereador e presidente da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP).
A Pesquisa Data Populi foi contratada pela Fundação Educacional e Cultural Nativa (Rádio Arara Azul FM) e custou R$ 40 mil, pagos com recursos próprios.