O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua dominando o cenário político nacional e depois de ter seus direitos políticos restabelecidos volta ao centro do debate eleitoral para a disputa de 2022. Segundo o Datafolha, ele lidera a corrida para a Presidência da República, vencendo o atual presidente Jair Bolsonaro com folga.
Segundo pesquisa Datafolha, ele ganharia de Bolsonaro (sem partido) no segundo turno. Se o pleito do segundo turno fosse hoje, Lula seria eleito presidente com 55% dos votos contra 32% de Bolsonaro, o segundo colocado. O levantamento foi realizado com 2.071 pessoas, de forma presencial, em 146 municípios, nos dias 11 e 12 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
A pesquisa aponta ainda que Lula alcançaria 41% das intenções de voto no primeiro turno, contra 23% de Bolsonaro.
Os outros nomes que aparecem na pesquisa são do ex-ministro da Justiça Sergio Moro (sem partido), com 7%, o ex-ministro da Integração Ciro Gomes (PDT), com 6%, o apresentador Luciano Huck (sem partido), com 4%, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que obtém 3%. Empatados com 2% estão o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) e o empresário João Amoêdo (Novo).
Outros 9% disseram que pretendem votar em branco, nulo, ou em nenhum candidato, e 4% se disseram indecisos.