Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Pesquisa eleitoral mostra Aurélio Goiano na liderança pelo comando da Prefeitura de Parauapebas

Aurélio lidera com folga, Braz aparece em segundo e Rafael em terceiro
Enquanto a base política do governo municipal ‘bate cabeça’ com quatro pré-candidatos para a sucessão de Darci Lermen (MDB), o pré-candidato Aurélio Goiano (PL), se a eleição fosse hoje, seria o franco favorito a sentar-se na confortável cadeira do prefeito da “Capital do Minério”.
A constatação faz parte da segunda pesquisa de intenção de votos no município de Parauapebas assinada pelo Instituto Data Populi e divulgada com exclusividade pelo Blog Sol do Carajás em parceria com o Canal 2N nesta segunda-feira (16).
Votos válidos
A um ano das eleições para escolha do sucessor de Darci, Aurélio tem 30,9% das intenções de votos válidos na pesquisa estimulada, consideravelmente à frente de Braz (PDT), que tem 13,7%; Rafael Ribeiro (MDB), 11,8%; Branco da White (União Brasil), 10,2%; e Keniston (MDB), 8,1%. Estes quatro disputam a atenção do prefeito com vistas ao apoio da poderosa máquina de Parauapebas em 2024. Os demais concorrentes — Doutor Felipe (PL), 9,4%; Valmir da Integral (PSD), 9,3%; Hipólito (PSC), 5,4%; e Raimundo Neto (PT), 1,1% — até pontuam, mas também ficam muito atrás de Aurélio.
A considerar o percentual de votos válidos das eleições de 2022, e transpondo-se a taxa para o momento atual, a pesquisa do Data Populi chama atenção para o fato de que, com a mesma projeção de candidatos desenhada hoje, Aurélio Goiano venceria a disputa com 44,8 mil votos válidos, mais que a soma de votos dos segundo e terceiro colocados na pesquisa, respectivamente Braz (19,9 mil votos potenciais) e Rafael Ribeiro (17,1 mil votos). Branco da White (14,8 mil votos), Doutor Felipe (13,6 mil), Valmir da Integral (13,5 mil), Keniston (11,7 mil), Hipólito (7,8 mil) e Neto (1,6 mil) vêm na sequência.
“Governo unido, jamais será vencido”
Apesar da razoável folga de Aurélio Goiano, que se mantém no topo desde a primeira pesquisa do Data Populi, os números — ainda precoces — alertam para o panorama de que, caso as forças da base governista se unam para evitar a chegada da oposição ao poder, o candidato do PL, ao seguir sozinho, poderá levar uma “lapada” de 63,5 mil votos correspondentes à soma das intenções em Braz, Rafael, Branco e Keniston.
Guardadas as devidas proporções, seria um cenário parecido com 2020, quando os 57,4 mil sufrágios obtidos por Darci Lermen em sua reeleição derrotaram com facilidade seus principais adversários, que eram à época Júlio César (24,3 mil votos) e Valmir da Integral (22,2 mil).
Dados da Pesquisa
A pesquisa realizada pelo Instituto Data Populi ouviu 997 eleitores de Parauapebas — 0,5% dos atuais 188,9 mil eleitores — entre os dias 9 e 12 deste mês, em 36 bairros urbanos e zona rural, e tem margem de erro de 2,9%. O nível de confiança da sondagem é de 95%.
Reportagem: Blog Sol do Carajás
Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
1
+1
0
+1
0
+1
0
Leia também no Portal Pebinha de Açúcar:

Deixe seu comentário