A 16 dias das eleições municipais, em 6 de outubro próximo, pesquisa feita e divulgada pelo Instituto Data Sensor aponta que, em Parauapebas, o nome do próximo prefeito só será conhecido no segundo turno. Ou seja, no dia 27 de outubro. De acordo com o resultado do levantamento, feito entre os dias 5 e 8 de setembro, nas zonas urbana e rural, a disputa ficará entre os candidatos Aurélio Goiano (Avante) e Dr. Felipe (PL).
É que, segundo os números apurados, Goiano, que antes, na pesquisa do Instituto Gauss, aparecia com 60% das intenções de voto, podendo encerrar o processo logo no primeiro turno, em 6 de outubro, caiu para 42%, enquanto Felipe subiu, de 23,1% para 26,6%.
Isso na pesquisa estimulada, em que é mostrado ao entrevistado um disco com os nomes dos candidatos. Os outros concorrentes são Rafael Ribeiro (União), que aparece com 18,3%; e Graziele Ribeiro (PSD), com 1,4%. Os que não sabem ou não responderam somam 7,2% e os que disseram votar em branco ou que vão anular o voto, representam 4,5%.
Na pesquisa espontânea, em que o entrevistador pergunta apenas em quem o entrevistado votaria, sem mostrar lista de nomes de candidatos, Aurélio Goiano tem 39,7% das intenções de voto, seguido de Dr. Felipe (22,9%), Rafael Ribeiro (16,6%), Graziele Ribeiro (0,8%), não sabem ou não responderam (19,8%).
No quesito rejeição ou “em quem você não votaria em hipótese alguma para prefeito de Parauapebas?”, o nome do candidato Rafael Ribeiro vem em primeiro lugar, com 34,2% de rejeição, seguido de Aurélio Goiano (21,79%), Graziele Ribeiro (17,22%) e Dr. Felipe (1,83%). 19,3% não rejeitam nenhum candidato e 8,31% não sabem ou não responderam.
Também, de acordo com o Data Sensor, o candidato Dr. Felipe, que é bolsonarista, viu a preferência pelo nome dele subir, depois da visita, a Parauapebas, do ex-presidente Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michele Bolsonaro. Além de ter o apoio de líderes bolsonaristas em nível nacional.
Consultados sobre quais dos candidatos passariam para o segundo turno, caso a eleição não seja decidida no primeiro, a reposta foi Aurélio Goiano (44,8%) e Dr. Felipe (38,2%), mostrando uma eleição acirrada, levando em conta a margem de erro da pesquisa, que 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa também avaliou a administração do prefeito Darci Lermen e o resultado apontou que 85% dos entrevistados reprovaram a atuação do gestor que teve a aprovação de apenas 11%. 4% não souberam responder.
FICHA TÉCNICA DA PESQUISA
Pesquisa em Parauapebas/setembro de 2024
Empresa: MCF CHAVES/DATA SENSOR
Número de identificação do registro: PA-07189/2024
Período da pesquisa: 05 a 08 de setembro de 2024.
Data de divulgação da pesquisa: 12/09/2024
Margem de erro: 3,8%
Número de entrevistas: 700
Locais da pesquisa: Zonas Urbana e Rural de Parauapebas
Estatístico Responsável: Jadson Fernandes Chaves
Contratante: Emerson Batalha de Andrade / Batalha Empreendimentos
Reportagem: Assessoria de Comunicação | Dr. Felipe
Nota da redação: Os números divulgados são de inteira responsabilidade do contratante.