Parauapebas vem se tornando uma cidade que cresce a cada dia, e como todo município em crescimento, os problemas também rapidamente aumentam, e um deles pode se notar quando se anda pelas principais vias da ‘capital do minério’. Trata-se da ação de vândalos que deterioram muros e portões com pichações ao longo de ruas e avenidas.
Não é difícil notar ao passar de veículo ou a pé, dizeres espalhados em paredes com palavras de ordem e protestos possivelmente escritos por militantes de classes estudantis. Frases como “não a reforma do ensino médio” e “ocupa tudo” são possíveis ser vistas em alguns muros da Rua Sol Poente, trechos da Rua “16”, como também em escolas e prédios públicos espalhados pela cidade.
Quem tomou um susto com a ação dos vândalos, foi José de Ribamar, de 54 anos de idade, ele é proprietário de um lava-rápido na rua Sol Poente e semana passada ao olhar o muro de seu estabelecimento se deparou com as pichações. “Eu acredito que eles fizeram isso na parte da noite, isso é ruim porque acaba sujando a fachada e me obrigando a pintar aqui novamente”, lamenta Ribamar.
A reportagem do Portal Pebinha de Açúcar entrou em contato via a WhatsApp com representantes da União Municipal dos Estudantes de Parauapebas (Umespa) e do Movimento Levante Popular, entretanto ambas, instituições negaram autoria das ações e consequentemente repudiaram os atos que possivelmente poderia ter sido praticados por membros do movimento.
Reportagem: Jesleson Parente – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar