Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Pituco, o defensor dos rios e das florestas, chega a mais uma escola em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O jornalista, apresentador, escritor e poeta Lima Rodrigues lança nesta sexta-feira (23) às 11h e às 17h, no Colégio Dom Bosco, no bairro Paraíso, em Parauapebas (PA), seu primeiro livro infantil “Pituco, o defensor dos rios e das florestas”.

Com uma bela ilustração do artista plástico Alberto Campêlo, o livro conta a história de um garoto de 12 anos que percorre os rios do Pará para convencer moradores ribeirinhos, caçadores, pescadores, garimpeiros, madeireiros e fazendeiros sobre a importância da preservação do meio ambiente. Com garra e determinação, o garoto atinge seu objetivo, mas a curta história tem um final surpreendente.
“O livro é infantil, mas pode ser lido por toda a família, porque trata de uma questão que interessa a todas as pessoas: a preservação do meio ambiente”, disse Lima Rodrigues.


Perfil do autor

Lima Rodrigues, 58, nasceu em Marabá (PA), foi criado até a adolescência em Imperatriz (MA), onde ingressou no jornalismo em 1977 no jornal O Progresso com apenas 17 anos, mas ainda jovem foi morar em Brasília, onde formou-se em Comunicação Social (Jornalismo) no CEUB em 1984 e trabalhou como redator e repórter das principais emissoras de rádio do país, incluindo a Rádio Nacional (BSB), Rádio Eldorado (SP) e Rádio Bandeirantes (SP), fazendo cobertura no Palácio do Planalto e no Congresso Nacional. Em 2011 o jornalista deixou Brasília e veio morar no Pará, onde produz e apresenta há seis anos o programa Conexão Rural todo domingo às 9h30, na Rede TV (canal 4 analógico e canal 33 digital HD), com horário alternativo no sábado no mesmo horário.

Desde garoto Lima Rodrigues gostou de ler e escrever poesia e a partir dos 20 anos se encantou pela a rima, tendo como mestre o poeta cearense Patativa do Assaré, que é seu patrono na Academia Parauapebense de Letras, onde ocupa a cadeira nº 4 e é o atual presidente da entidade.

Lima Rodrigues já escreveu vários perfis de personalidades em literatura de cordel, entre as quais os do empresário e jornalista Roberto Marinho, do cantor Luiz Gonzaga, da apresentadora Ana Maria Braga e publicou em outubro de 2005 um livro sobre a história do ex-presidente Lula em cordel.

Publicidade

Veja
Também