Pesquisar
Close this search box.

Polícia Científica encerra ‘Operação Verão’ com mais de 5.300 exames periciais realizados

A Polícia Científica do Pará (PCEPA) integrou, de 28 de junho até o dia 4 de agosto, a ‘Operação Verão 2025’, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). A ação teve como objetivo garantir a segurança dos paraenses e turistas durante o período de férias, tanto nos principais destinos turísticos do interior quanto nos centros urbanos.

A PCEPA atuou com um efetivo diário de 106 servidores, incluindo peritos criminais, médicos legistas, auxiliares técnicos e operacionais de perícia. As equipes foram distribuídas entre a sede, em Belém, as Coordenadorias Regionais (Castanhal, Marabá, Santarém e Altamira), os Núcleos Avançados (Abaetetuba, Bragança, Paragominas, Parauapebas, Tucuruí e Itaituba), e com reforço em pontos destacados estratégicos como Cametá, Conceição do Araguaia, Distrito de Mosqueiro, Marudá, Salinópolis e Salvaterra.

Atuação integrada- Durante a operação, a PCEPA teve o papel fundamental no suporte técnico às demais forças de segurança, como as Polícias Civil e Militar, Detran e Artran. A instituição ficou responsável pela emissão de laudos técnicos solicitados nos atendimentos, como exames de alcoolemia, uso de drogas, lesões corporais, perícias veiculares, de patrimônio, poluição sonora, balística, remoção de corpos, locais de crime, violência doméstica e violência sexual.

“As operações de segurança pública nas férias exigem pronta resposta pericial. Nossa atuação garantiu a produção de provas técnicas que subsidiam a investigação policial e fortalecem o Sistema de Justiça”, destacou a perita criminal Ana Cláudia Melo Macedo, coordenadora das unidades regionais da PCEPA.

Resultados – Nas Unidades Regionais e Núcleos Avançados, ao todo, foram realizados 5.290 exames periciais, sendo deles 3.320 de medicina legal e 1.970 de criminalística. Os municípios que se destacaram dentro destas solicitações respectivamente foram Belém, em primeiro lugar, Castanhal, em segundo, e Santarém ocupando a terceira posição.

Já nos postos destacados foram realizados 88 exames periciais, sendo 53 de criminalística e 35 de medicina legal. Salinópolis se destacou como o posto com maior número de solicitações, seguido por Mosqueiro e Marudá, em terceiro.

O tipo de perícia mais solicitada tanto nas Unidades Regionais, Núcleos Avanços e Postos Destacados foi lesão corporal. Drogas de abuso ficou em segundo lugar, seguido pelas perícias veiculares em terceiro lugar.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Leia mais

Deixe seu comentário