A operação iniciou no último sábado (21), quando os nacionais GALCIDES DE JESUS e LUCIANO FERNANDES DA SILVA foram presos pelos crimes de descaminho e posse ilegal de arma de fogo, sendo apreendido na posse dos suspeitos 51 pacotes de cigarro de origem estrangeira e uma espingarda com seis munições intactas.
Já na segunda-feira (23), foi dado continuidade na Operação e foi preso o nacional JOAQUIM GONÇALVES NETO pelo crime de posse ilegal de arma de fogo, sendo apreendido uma espingarda calibre 36 e 31 munições de calibre 36, duas munições de calibre 38 intactas e duas munições calibre 38 deflagradas.
A Polícia Civil também prendeu o nacional JOSUEL MARCELINO BATISTA OLIVEIRA, sendo apreendido na sua posse uma PT 6.35, quatro munições do mesmo calibre e três munições de calibre .38, aproximadamente 01 Kg de banana de dinamite e 30 de pacotes de cigarros sem documentação exigida por lei. Ele irá responder pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo, posse de explosivo (uso restrito) e descaminho.
Também foi preso o nacional ALAIR FREITAS BARBOSA, sendo apreendido na sua posse uma espingarda de calibre 12 com cano cerrado e uma motocicleta com chassi adulterado.
Estes dois últimos suspeitos são cadeirantes, confirmando as informações coletadas no início das investigações.
“Acreditamos que após o cumprimento dos referidos mandados o índice de violência irá diminuir, pois apesar de não ter sido encontrado drogas, muitos pontos de venda foram descobertos, dificultando assim a ação de criminosos em Parauapebas”, relatou o Superintendente Regional de Polícia Civil de Parauapebas, Delegado Thiago Carneiro.
A operação contou com o apoio da equipe da Direção da 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas e dos Delegados Paulo Junqueira e Yanna Azevedo.