A Polícia Civil iniciou, nesta segunda-feira, 27, os cursos de capacitação voltados ao aperfeiçoamento dos policiais civis do Pará, em Marabá, no sudeste paraense. Mais de 20 profissionais da área policial, que atuam em Marabá e cidades da região, participam, até sábado, dos cursos teóricos e atividades práticas de tiro policial, uso e manuseio de armamento no município. Hoje, os policiais civis assistiram às palestras sobre qualidade no atendimento ao público e direitos humanos, e cursos de atividade de inteligência e investigação policial, no auditório da Superintendência Regional da Polícia Civil, em Marabá. Os cursos são coordenados pela Academia da Polícia Civil (Acadepol) em parceria com instrutores do Grupo de Pronto-Emprego (GPE).
Curso iniciado em Marabá
Nesta quarta-feira, 29, os policiais civis farão atividades práticas de defesa pessoal, imobilização e uso de algemas na sede da Superintendência.
Na quinta e sexta-feira, os policiais farão atividades de tiro policial com manuseio do novo armamento da Polícia Civil, a carabina CT 30, e da pistola ponto 40, em um clube de tiro na cidade.
Entre as aulas práticas estão as técnicas de entrada de ambientes confinados, abordagem e outras atividades de operações policiais.
Kleiton Amancio, instrutor da Academia da Polícia Civil (Acadepol), explica que os cursos são realizados dentro do projeto denominado “Academia Itinerante”, que leva treinamentos de capacitação e aperfeiçoamento aos policiais civis na capital, região metropolitana de Belém e aos municípios que sediam as regiões do interior do Estado. Os treinamentos foram iniciadas em janeiro deste ano, para policiais civis lotados em Unidades Policiais da Região Metropolitana.
Além de Redenção, já passaram pelos treinamentos policiais civis que trabalham em Delegacias da região do Marajó Ocidental, em Breves. Já os policiais civis que trabalham em cidades vinculadas às Superintendências de Castanhal e de Abaetetuba, no nordeste paraense, participaram dos cursos na sede do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), em Marituba, na Grande Belém. A meta da Acadepol é, até o final do primeiro semestre deste ano, capacitar todos os policiais civis.