Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Polícia Federal prende sete pessoas por transporte ilegal de minério

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Dentre os detidos está um motorista que dirigia com sinais de embriaguez | Divulgação/PF

A extração ilegal de minério na região de Itupiranga e Marabá, região sudeste do Pará, é alvo de operação da Polícia Federal, iniciada na madrugada desta sexta-feira (07). A Operação Rota do Minério objetiva fiscalizar e desarticular esse esquema criminoso.

Já foram apreendidos oito caminhões de grande porte que transportavam, sem autorização legal, aproximadamente 500 toneladas de minério de manganês acondicionados em 8 veículos, que também foram apreendidos.


O minério é pertencente a União Federal, constituindo crime contra o patrimônio, na modalidade de usurpação. Assim, foi lavrado auto de prisão em flagrante contra sete pessoas que conduziam os veículos, sendo uma delas ainda presa por dirigir alcoolizada, crime previsto no art. 306 da lei 9.503/97, com pena prevista de até 3 anos de detenção. Pelo transporte ilegal de manganês, todos os detidos incidiram no crime previsto no Artigo 2º, §1º  da Lei nº 8.176/91, com pena prevista de até 5 anos de detenção.

A região sudeste do Pará tem um histórico de extração ilegal de minério, sendo o combate a essa prática criminosa recorrente pela Delegacia da Polícia Federal em Marabá. Acredita-se que tais caminhões tinham como destino o porto de Barcarena, região nordeste do Pará, onde a mercadoria de lá seria exportada.

Publicidade

Veja
Também