Uma guarnição da Polícia Militar recuperou em Eldorado do Carajás uma carga de cigarros que tinha sido furtada da empresa Souza Cruz em assalto ocorrido no ramal da BR-155, próximo da antiga fazenda Bamerindus. A carga foi recuperada por volta das 13h30 desta quarta-feira (22) na vicinal Jandaia. O roubo foi feito por indivíduos armados que utilizavam uma kombi e uma picape, ambos de cor branca.
Após o assalto do caminhão, os bandidos rumaram na direção da sede do município de Eldorado do Carajás, mas foram localizados através de rastreador que a carga possuía, dando conta que os elementos se encontravam na vicinal Jandaia, zona rural do município. Rumando para o local indicado, conforme as coordenadas, os policiais avistaram ao longe uma kombi e abordaram o veículo, porém nada foi encontrado.
Uma testemunha comunicou à guarnição que tinha visto uns homens tirando algumas caixas de dentro de uma kombi, colocando em cima de uma picape branca e saindo dali às pressas, e apontou a direção que o veículo tinha saído.
Com mais esta pista, de acordo ainda com os PMS, eles seguiram e num determinado trecho da estrada avistaram o veículo suspeito. Ao perceberem a aproximação da guarnição, o veículo se evadiu e aí os policiais perseguiram os suspeitos com giroflex e sinais sonoros da viatura ligados. Mas o condutor do veículo desobedeceu à ordem da autoridade policial e continuou a correr em alta velocidade, colocando a vida dos moradores e da guarnição em risco.
Na região conhecida por “Curral 4”, o motorista suspeito perdeu o controle do veículo, parou e os indivíduos desceram do veículo disparando contra a guarnição, que desembarcou da viatura e revidou, vindo a atingir um dos suspeitos.
Devido não ter como acionar a ambulância, a guarnição de imediato colocou o suspeito na viatura e o levou até o hospital de Eldorado do Carajás para prestar socorro, porém, o indivíduo não resistiu e evoluiu a óbito.
Segundo ainda os policiais, foram encontradas dentro da picape uma grande quantidade de cigarros, isqueiros e algumas peças de roupas semelhantes às usadas pelos indivíduos no roubo. Foi encontrado também no bolso do suspeito atingido duas munições de calibre 38 intactas e na arma que estava com ele cinco munições deflagradas.
Ao chegar à Delegacia de Polícia Civil de Eldorado para informar o ocorrido e apresentar todos os produtos envolvidos na ocorrência, foi constado que a vítima estava com a carteira de identidade falsa no nome de André Nogueira Rodrigues, mas seu nome verdadeiro é Anderson Delano de Campos, 40 anos, conhecido por “Derson”, que possuía um mandado de prisão em aberto, sendo, segundo a polícia, elemento de alta periculosidade com diversas acusações contra ele no município.