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Polo Parauapebas recebe mais 160 vagas para cursos de graduação

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Mais cursos superiores estão a caminho de Parauapebas, desta vez para professores que lecionam na rede pública. É que a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Plano Nacional de Professores da Educação Básica (Parfor), está disponibilizando 160 vagas para os cursos de Licenciatura em Matemática, História, Pedagogia e Teatro (40 cada), na modalidade presencial.

Todas as 160 vagas são para o Polo Parauapebas, do qual fazem parte Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Xinguara, Rio Maria, Redenção e outros quatro municípios do sul do Estado, além do município-sede. As inscrições estão abertas desde a última terça-feira (5) e vão até o dia 13 de janeiro de 2014 e devem ser realizadas na Plataforma Freire. Poderão participar da pré-seleção do Parfor docentes em exercício na rede pública municipal ou estadual que não tenham formação superior ou que, mesmo tendo, tenham interesse em fazer uma segunda graduação – desde que estejam atuando em sala de aula.


Para concorrer a uma das vagas, o professor deve, necessariamente, ter sido informado na função docente no Censo Escolar 2012; possuir cadastro junto à Plataforma Freire e nesta mesma plataforma efetuar sua pré-inscrição; e ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Para a secretária municipal de Educação, Juliana de Souza, os cursos chegam em boa hora ao Polo Parauapebas, demonstrando a preocupação do Governo Valmir Mariano em qualificar os profissionais e abrindo-lhes caminho para que eles ingressem ao ensino superior público e gratuito a fim de que, no futuro, possam contribuir com o seu melhor na educação básica.

“Para que atinjamos a excelência na educação, é necessário que valorizemos e qualifiquemos nossos educadores, que são a base do serviço que prestamos”, destaca a secretária, informando que essas 160 vagas, somadas às 150 dos cursos de Direito, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica que estão chegando, também pela UFPA, conferem know-how acadêmico ao município para tornar-se um destacado polo de ensino superior.

Reportagem: Messania Cardoso

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