Durante o domingo (4) a população de Parauapebas teve a oportunidade de ir às urnas e escolher os 5 novos membros do Conselho Tutelar I do município que irão atuar no quadriênio 2016/2019.
De acordo com Lei Federal de número 8.069/90, o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar é realizado sob responsabilidade do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCAP), através de uma comissão especial eleitoral escolhida em assembleia.
Apesar de muitas reclamações por parte de eleitores que enfrentaram filas devido ao pequeno número de áreas de votação e pelo sistema de eleição ser manual, a equipe organizadora do evento afirma que os trabalhos foram realizados de forma tranquila.
Em Parauapebas, a eleição ocorreu das 8h às 17h, sendo que 27 candidatos estavam na disputa que oferecia 5 vagas para Conselheiros Tutelares e 5 para seus respectivos suplentes.
A apuração da eleição foi realizada pela comissão organizadora sob os olhos atentos dos candidatos e representantes nas dependências do Centro Universitário de Parauapebas (CEUP).
Como o sistema de votação foi manual e não com as urnas eletrônicas, o processo de apuração foi demorado e os nomes dos vencedores só foi divulgado de forma oficial por volta das 5h00 da manhã desta segunda-feira (5).
Resultado eleição Conselho Tutelar I Parauapebas
1º: Marcia Barros – Eleita com 1.134 votos
2º: Valrismar – Eleito com 1.038 votos
3º: Mara da Farmácia – Eleita com 942 votos
4º: Nil – Eleito com 797 votos
5º: Adajangela – Eleita com 559 votos
Suplentes eleitos:
1º: Arlete Sacramento – 534 votos
2º: Rone Moreno – 482 votos
3º: Leide – 437 votos
4º: Márcia de Jesus – 433 votos
5º: Alverlene Girão – 413 votos
Todos os candidatos eleitos e seus respectivos suplentes irão participar de um treinamento que acontecerá durante os dias 26,27 e 28 de outubro de 2015.
Reportagem: Bariloche Silva – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar