Olhar fixo no céu enquanto os fogos dão seu show, ou pulando ondinhas no mar.
Foi assim que a maioria das pessoas, mundo afora, viveram o fim de um ano e o início do outro.
Tradicionalmente, nos países cristãos, este é um momento aguardado pelas pessoas e marca um momento de recomeço ou de início de um ciclo em que se propõe a promover mudanças em suas vidas. O momento é como um “marco zero” quando se perdoa e se dá uma nova oportunidade, o mesmo se faz em relação aos outros podendo retomar até mesmo relações desgastadas.
É também com o olhar fixo no céu ou pulando ondinhas no mar, que as pessoas fazem pedidos ou compromissos, a maioria consigo mesmo, ou se refaz acordos pessoais, aqueles que não conseguiu cumprir.
A equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar conversou com pessoas e ouviu quais eram seus pedidos para 2019, notamos e anotamos que eles são bem distintos: casamento, casa, carro, saúde, paz, felicidade, parar de fumar, emprego, perder peso etc.
Dona Irene Lemos, pediu a união da família, pois, diz que seus filhos estão dando muito trabalho, assim espera que este ano todos voltem para a religião na qual foram criados. “Para mim, meus filhos são minha maior riqueza e eles estando bem e perto de mim o ano será perfeito”, pediu dona Irene, lembrando ser este um pedido renovado, pois, na virada de 2017 para 2018, pediu o mesmo e ainda não foi atendida.
Eldeniza Carvalho, contou meio sem jeito, que há alguns anos repete o mesmo pedido: um marido. “Já fui atendida”, lembra ela, contando que devolveu o que recebeu e agora mudou a forma de pedir. “Agora peço um homem que preste”, refaz o pedido.
Mas, enquanto Eldeniza pede um marido, encontramos quem anda na contramão, e pede para que o ex-marido largue de seu pé. Ela é Marilda Gomes, separada há três anos, ela conta que o ex, cujo nome não vamos citar, praticamente todos os dias vive insistindo para que ela reate o casamento. “Assim fica até difícil para eu ter um novo relacionamento, pois, os que iniciei, ele deu um jeito de bagunçar”, reclama Marilda.
Jairo Santos pede um veículo, pois, a família aumentou de tamanho e não está mais dando para levar todos de moto. “Tenho planejado comprar um carro, mas, as coisas não estão fáceis”, reclama.
“Faz tempo venho pedindo o milagre de perder peso”, diz sorrindo Marcelo Santos, e conta não ser uma tarefa fácil. E reconhece: “Comer é bom demais”.
Mas, entre os pedidos o que mais encontramos foi o de um emprego. Grande maioria das pessoas admite estar vivendo de “bicos”, outros em uma funções que não gosta de exercer.